Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/04/2013 às 16:27:04

Saiba o que muda em relação aos planos de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o governo será mais rígido em relação às regras para negativa de cobertura por parte dos planos de saúde. A partir de 7 de maio, serão agregadas novas situações consideradas como queixas passíveis de punição. O ministério quer que os clientes, quando acusarem algum procedimento ilegal, acionem a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A agência faz uma avaliação das operadoras a cada três meses e, em caso de queixas não resolvidas por dois trimestres consecutivos, os planos de saúde podem ser retirados do mercado.

Confira as ações que passam a ser passíveis de sanção por parte do governo:

- Negativa de atendimento dentro do rol de procedimentos obrigatórios que o plano deve cumprir;
- Negativa de atendimento no período de carência;
- Não oferecer ou negar exame sem justificativa procedente;
- Não garantir o reembolso;
- Demora maior que 48h para justificar por escrito, o motivo de ter negado autorização para qualquer procedimento médico.

As medidas passam a valer a partir de 7 de maio. Além do site, a ANS recebe queixas pelo telefone 0800-701-9656.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Paramentação cirúrgica de uso único diminui risco de infecção

Há 15 anos no Brasil, a empresa americana Kimberly-Clark comprova, por meio de estudos, que a paramentação cirúrgica de uso único diminui o risco de infecção hospitalar e contribui para a redução do custo total e aumento da produtividade das instituições de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Exame para detecção de anemia falciforme é incluído no pré-natal

No ultimo dia 8 de março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do exame para a detecção da anemia falciforme na lista dos procedimentos realizados no pré-natal na rede pública de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa proíbe venda de lote falsificado de remédio usado contra o câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e o comércio do lote B6038 do medicamento Mabthera 500 mg/50ml (Rituximabe), em todo o país, por se tratar de falsificação.

Saúde Empresarial, por Redação

Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março

A partir de março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário:

=