Publicado por Redação em Dental - 17/11/2015 às 11:57:42

Boca seca e gosto de guarda-chuva na ressaca? Saiba por quê

O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético

Intercalar água com a ingestão de bebida alcóolica ajuda a diminuir os efeitos da ressaca, mas ainda assim a saúde bucal é prejudicada

Você já sentiu aquele gosto metálico depois de uma noite de exageros com bebida alcóolica? O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH). Por isso, a ingestão de bebidas alcoólicas tem efeito diurético: faz com que a pessoa urine mais e perca água. Isso causa sensação de boca seca e necessidade de beber água, quando se acorda no dia seguinte.

“Além disso, quando a pessoa ingere bebidas alcoólicas em grande quantidade, também há um efeito local, de ‘ressecamento’ das mucosas bucais. Por estes dois motivos, após ingestão de álcool em uma certa quantidade, sente-se este gosto ‘metálico’”, explica o cirurgião-dentista, Claudio Pannuti, professor de periodontia da Faculdade de Odontologia da USP.

Segundo o especialista, esse efeito passa, mas não é possível precisar um tempo, já que varia de indivíduo para indivíduo, e depende também de quanto álcool foi ingerido. De qualquer forma, é bom lembrar que o etilismo é um fator de risco para o câncer bucal. “Isso não quer dizer que todas as pessoas que bebem terão câncer de boca, mas que quanto mais você bebe, maior o risco de ter essa doença. O etilismo também está associado com outras lesões de mucosa bucal”, afirma Pannuti.

Não há como impedir os efeitos nocivos da bebida se a pessoa bebe muito e com frequência, mas há como amenizar. “Beber bastante água enquanto se ingere bebida alcoólica pode diminuir a sensação de boca seca no dia seguinte, bem como os sintomas de ressaca, mas não irá reduzir o risco de câncer de boca. O ideal é beber moderadamente”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Inglês recupera parte da visão com implante de dente

Em uma cirurgia longa e rara, um britânico recuperou 40% da visão depois de um implante de córnea artificial feito a partir de um dente

Dental, por Redação

Deixe o preconceito contra o chiclete para trás

De vilã a parceira, a goma de mascar mostra cada vez mais benefícios para a saúde bucal. A versão sem açúcar da guloseima já é apontada por especialistas como coadjuvante da dupla escova e fio dental, uma vez que auxilia na higienização dos dentes, por meio do atrito da mastigação.

Dental, por Redação

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados,

Dental, por Redação

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Dental, por Redação

Dentadura: Vantagens e Desvantagens

Substitui os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais. Existem dois tipos principais: totais (dentaduras) ou parciais.

Dental, por Redação

Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável

Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos.

Deixe seu Comentário:

=