Publicado por Redação em Dental - 17/11/2015 às 11:57:42

Boca seca e gosto de guarda-chuva na ressaca? Saiba por quê

O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético

Intercalar água com a ingestão de bebida alcóolica ajuda a diminuir os efeitos da ressaca, mas ainda assim a saúde bucal é prejudicada

Você já sentiu aquele gosto metálico depois de uma noite de exageros com bebida alcóolica? O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH). Por isso, a ingestão de bebidas alcoólicas tem efeito diurético: faz com que a pessoa urine mais e perca água. Isso causa sensação de boca seca e necessidade de beber água, quando se acorda no dia seguinte.

“Além disso, quando a pessoa ingere bebidas alcoólicas em grande quantidade, também há um efeito local, de ‘ressecamento’ das mucosas bucais. Por estes dois motivos, após ingestão de álcool em uma certa quantidade, sente-se este gosto ‘metálico’”, explica o cirurgião-dentista, Claudio Pannuti, professor de periodontia da Faculdade de Odontologia da USP.

Segundo o especialista, esse efeito passa, mas não é possível precisar um tempo, já que varia de indivíduo para indivíduo, e depende também de quanto álcool foi ingerido. De qualquer forma, é bom lembrar que o etilismo é um fator de risco para o câncer bucal. “Isso não quer dizer que todas as pessoas que bebem terão câncer de boca, mas que quanto mais você bebe, maior o risco de ter essa doença. O etilismo também está associado com outras lesões de mucosa bucal”, afirma Pannuti.

Não há como impedir os efeitos nocivos da bebida se a pessoa bebe muito e com frequência, mas há como amenizar. “Beber bastante água enquanto se ingere bebida alcoólica pode diminuir a sensação de boca seca no dia seguinte, bem como os sintomas de ressaca, mas não irá reduzir o risco de câncer de boca. O ideal é beber moderadamente”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

10 erros que prejudicam a saúde bucal

Saiba o que você jamais pode fazer se quiser ter uma saúde bucal perfeita:

Dental, por Redação

Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração, diz especialista

Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.

Dental, por Redação

7 dicas para o bem da sua boca

Não é apenas para evitar problemas dentários, como as cáries, que a higiene bucal diária é importante. Cuidar bem de dentes e gengivas também colabora para a nossa saúde como um todo, já que a boca pode agir como porta de entrada para uma série de outros males.

Dental, por Redação

Como manter a boca saudável com o envelhecimento

Trabalhar para manter a boca saudável é mais importante do que nunca para adultos idosos, uma vez que a maioria das pessoas entre 55 e 64 anos de idade conserva alguns dos dentais naturais ou mesmo todos eles.

Dental, por Redação

Programa de saúde bucal reduz 25% dos casos de cárie em escolas

O programa de saúde bucal nas escolas, desenvolvido pela Associação Jovens Dentistas (AJD), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação da cidade, tem dado bons resultados: foram beneficiados mais de 77 mil alunos de 199 escolas da rede municipal de ensino e conseguiu reduzir em 25% os casos de problemas odontológicos dos estudantes atendidos pelo programa.

Dental, por Redação

Formação odontológica a serviço da população

Aplicação de políticas públicas na integração da formação profissional odontológica com os serviços de saúde prestados à população é tema de mostra inédita na 46ª Reunião da Abeno, que acontece em agosto, em Florianópolis.

Deixe seu Comentário:

=