Publicado por Redação em Dental - 17/11/2015 às 11:57:42

Boca seca e gosto de guarda-chuva na ressaca? Saiba por quê

O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético

Intercalar água com a ingestão de bebida alcóolica ajuda a diminuir os efeitos da ressaca, mas ainda assim a saúde bucal é prejudicada

Você já sentiu aquele gosto metálico depois de uma noite de exageros com bebida alcóolica? O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH). Por isso, a ingestão de bebidas alcoólicas tem efeito diurético: faz com que a pessoa urine mais e perca água. Isso causa sensação de boca seca e necessidade de beber água, quando se acorda no dia seguinte.

“Além disso, quando a pessoa ingere bebidas alcoólicas em grande quantidade, também há um efeito local, de ‘ressecamento’ das mucosas bucais. Por estes dois motivos, após ingestão de álcool em uma certa quantidade, sente-se este gosto ‘metálico’”, explica o cirurgião-dentista, Claudio Pannuti, professor de periodontia da Faculdade de Odontologia da USP.

Segundo o especialista, esse efeito passa, mas não é possível precisar um tempo, já que varia de indivíduo para indivíduo, e depende também de quanto álcool foi ingerido. De qualquer forma, é bom lembrar que o etilismo é um fator de risco para o câncer bucal. “Isso não quer dizer que todas as pessoas que bebem terão câncer de boca, mas que quanto mais você bebe, maior o risco de ter essa doença. O etilismo também está associado com outras lesões de mucosa bucal”, afirma Pannuti.

Não há como impedir os efeitos nocivos da bebida se a pessoa bebe muito e com frequência, mas há como amenizar. “Beber bastante água enquanto se ingere bebida alcoólica pode diminuir a sensação de boca seca no dia seguinte, bem como os sintomas de ressaca, mas não irá reduzir o risco de câncer de boca. O ideal é beber moderadamente”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes

Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva

Dental, por Redação

Saiba como conseguir um sorriso saudável com pouco dinheiro

“Prevenir é melhor do que remediar”. O ditado popular é geralmente usado para aqueles casos em que é possível se precaver para que o organismo não adoeça. E quando se trata de saúde bucal, não é diferente. A prevenção continua sendo o melhor remédio.

Dental, por Redação

Saiba como fazer a higienização correta do implante dentário

Os implantes exigem o mesmo rigor que os dentes em questão de higiene. Isso porque o descuido pode levar ao surgimento de doenças que, além de comprometerem o implante, podem afetar a saúde em geral.

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Dental, por Redação

Campanha em Araraquara, SP, alerta sobre prevenção do câncer bucal

Começa neste sábado (5) em Araraquara (SP) a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Até o dia 25 de maio, moradores de todas as idades poderão fazer exames preventivos gratuitos em todas as unidades de saúde da cidade.

Dental, por Redação

Crianças com mau hálito pode ser sinal de que a saúde não vai bem

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que 63% das crianças entre três e 14 anos de idade têm problemas com mau hálito. Os odores podem estar relacionados desde a limpeza incorreta dos dentes até problemas no aparelho digestivo.

Dental, por Redação

Clareamento em dente com tratamento de canal.Dá?

Dá. Mas é um tipo especial de clareamento chamado clareamento interno. A técnica tem esse nome porque é feita pelo lado de dentro do dente.

Deixe seu Comentário:

=