Publicado por Redação em Dental - 17/11/2015 às 11:57:42

Boca seca e gosto de guarda-chuva na ressaca? Saiba por quê

O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético

Intercalar água com a ingestão de bebida alcóolica ajuda a diminuir os efeitos da ressaca, mas ainda assim a saúde bucal é prejudicada

Você já sentiu aquele gosto metálico depois de uma noite de exageros com bebida alcóolica? O famoso cabo de guarda-chuva na boca aparece porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH). Por isso, a ingestão de bebidas alcoólicas tem efeito diurético: faz com que a pessoa urine mais e perca água. Isso causa sensação de boca seca e necessidade de beber água, quando se acorda no dia seguinte.

“Além disso, quando a pessoa ingere bebidas alcoólicas em grande quantidade, também há um efeito local, de ‘ressecamento’ das mucosas bucais. Por estes dois motivos, após ingestão de álcool em uma certa quantidade, sente-se este gosto ‘metálico’”, explica o cirurgião-dentista, Claudio Pannuti, professor de periodontia da Faculdade de Odontologia da USP.

Segundo o especialista, esse efeito passa, mas não é possível precisar um tempo, já que varia de indivíduo para indivíduo, e depende também de quanto álcool foi ingerido. De qualquer forma, é bom lembrar que o etilismo é um fator de risco para o câncer bucal. “Isso não quer dizer que todas as pessoas que bebem terão câncer de boca, mas que quanto mais você bebe, maior o risco de ter essa doença. O etilismo também está associado com outras lesões de mucosa bucal”, afirma Pannuti.

Não há como impedir os efeitos nocivos da bebida se a pessoa bebe muito e com frequência, mas há como amenizar. “Beber bastante água enquanto se ingere bebida alcoólica pode diminuir a sensação de boca seca no dia seguinte, bem como os sintomas de ressaca, mas não irá reduzir o risco de câncer de boca. O ideal é beber moderadamente”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Exame do dente pode revelar idade certa do paciente

Com a análise da polpa dos dentes caninos é possível estimar a idade de pacientes adultos e ajudar órgãos públicos a identificar criminosos

Dental, por Redação

Enxaguatórios devem fazer parte da higiene oral

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Traumas em dente de leite influenciam a nova dentição

Marcar uma consulta com o dentista assim que o primeiro dente do bebê nascer, pode garantir uma vida adulta sem problemas com a saúde bucal.

Dental, por Redação

Higiene bucal

Manter uma higiene oral correta não é só para ter um sorriso bonito é a chave para evitar a placa dental, cáries, gengivite, periodontite e outros problemas bucais.

Dental, por Redação

SUS conta com mais 185 laboratórios de próteses dentárias

O Ministério da Saúde está reforçando a assistência odontológica no Sistema Único de Saúde (SUS) com o credenciamento de mais 185 novos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Dental, por Redação

CNPq oferece 2 mil bolsas para intercâmbio inclusive para odontologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Deixe seu Comentário:

=