Publicado por Redação em Dental - 28/01/2014 às 10:33:55

Escovar os dentes e usar fio dental protege o coração

Indivíduos com inflamação na gengiva são duas vezes mais propensos a serem acometidos por uma doença coronariana do que aqueles com a boca saudável. Pesquisas mostram que bactérias da gengiva se deslocam pela corrente sanguínea e podem se alojar no coração, infeccionando a membrana da válvula, o que causa a endocardite bacteriana.

“Quanto mais grave a periodontite, maior o risco de problemas do coração. Especialistas alertam que o tratamento das doenças de gengiva pode reduzir o risco de doença cardíaca”, diz o especialista em Periodontia, Pedro Augusto Benatti, da Benatti Odontologia.

Doença silenciosa
Os estágios iniciais da periodontite podem passar despercebidos, pois a dor normalmente não é um sintoma.  Ao se dar conta, a doença pode estar em um estágio avançado e crônico, com danos irreversíveis.

Até 30% da população podem ser geneticamente suscetíveis à periodontite. E aqueles que são geneticamente predispostos têm seis vezes maior probabilidade de desenvolverem algum tipo de doença gengival. “Se alguém na sua família tem doença de gengiva, pode significar uma maior propensão para você também”.

Para prevenir, além de uma boa escovação, o uso do fio dental é imprescindível, assim como as limpezas e profilaxias com o profissional periodicamente.

Sintomas

- Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
- Gengiva inchada, vermelha e sensível;
- Aftas;
- Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
- Mau hálito persistente;
- Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
- Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
- Abscessos.


Posts relacionados

Dental, por Redação

Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda

Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Dental, por Redação

Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados

Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.

Dental, por Redação

Mastigar mais vezes ajuda a reduzir ingestão calórica

Segundo uma pesquisa da Universidade Médica Harbin, na China, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mastigar cerca de 40 vezes antes de engolir a comida pode significar uma ingestão calórica 12% menor.

Dental, por Redação

Vila Velha: Município oferece atendimento odontológico noturno

Para facilitar o acesso dos usuários que não têm tempo de ir ao dentista em horários comerciais

Deixe seu Comentário:

=