Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2011 às 18:01:10

Escolha de novo líder desagrada setores da Câmara

A escolha do senador José Pimentel (PT-CE) para a liderança do governo no Congresso desagradou deputados do PMDB. Antes ocupado por Mendes Ribeiro (PMDB-RS), havia a expectativa que o cargo permanecesse com o partido e fosse ocupado por um deputado e não por um senador.

O líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) afirmou, no entanto, que deverá haver um rodízio e Pimentel deve ser substituído em breve. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a entregar a liderança no ano que vem para um deputado peemedebista.

"O Temer [vice-presidente, Michel Temer] disse que a presidente fará esse rodízio. Já estamos em setembro, então eu achei razoável", disse Alves.

Deputados ouvidos pela Folha disseram que a escolha de Pimentel traz mais um problema para o Congresso. A avaliação é que pode haver algum tipo de retaliação em votações importantes, como a do projeto de regulamentação da emenda 29 --que trata de recursos para a saúde-- e a emenda constitucional da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

Ribeiro havia assumido a liderança do governo no Congresso após uma disputa interna com colegas peemedebistas. No mês passado, ele deixou o posto para assumir o Ministério da Agricultura com a saída de Wagner Rossi, envolvido em suspeitas de irregularidades na pasta.

Apesar do clima ruim na Câmara, o senador José Pimentel (PT-CE) descartou qualquer mal-estar com o PMDB. Para o petista, a base aliada da presidente Dilma Rousseff tem "maturidade" para costurar acordos e ceder espaços.
 

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brics terão fundo de reservas para se proteger de crises

O Brasil começa a formar uma rede de proteção monetária entre os seus pares emergentes. São fundos de reservas e acordos bilaterais para troca de moedas que podem ser acionados com maior rapidez caso algum país passe por uma crise financeira.

Notícias Gerais, por Redação

Comissão do Senado aprova unificação de ICMS para importados

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (11) resolução que unifica a alíquota do ICMS (Imposto Sobre Mercadorias e Serviços) cobrada sobre produtos importados em operações interestaduais.

Notícias Gerais, por Redação

Governo decide apoiar mudança no indexador das dívidas dos Estados

Na tentativa de acabar com a guerra fiscal entre Estados para a atração de importações e estimular os investimentos, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (5)

Notícias Gerais, por Redação

Reservas em dólar ficam abaixo de US$ 350 bilhões

As reservas internacionais do Brasil, um dos principais seguros do país contra crises externas, recuaram em setembro e estão abaixo de US$ 350 bilhões pela primeira vez desde o início de agosto.

Notícias Gerais, por Redação

G20 precisa retomar cooperação para combater crise, diz chefe do FMI

Em um momento em que crescem os riscos à economia mundial, a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira, em Washington, que os países do G20 (grupo das maiores economias avançadas e emergentes, do qual o Brasil faz parte) precisam retomar seu espírito de cooperação.

Deixe seu Comentário:

=