Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/03/2013 às 15:04:15

Em semana de Copom, mercado aposta em manutenção da Selic

Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova taxa básica de juros da economia brasileira, o mercado segue apostando que o colegiado vai manter a Selic no atual patamar de 7,25% ao ano, o menor nível da história do País.

Segundo previsões do boletim Focus, publicadas toda segunda-feira pelo Banco Central, analistas do mercado financeiro também mantêm a previsão de aumento da taxa básica de juros em um ponto percentual (para 8,25%) em 2013.

A Selic é usada como referência para as taxas cobradas pelos bancos de seus clientes, mas desde o ano passado o indicador serve para medir o rendimento da caderneta de poupança. Quando a Selic atinge o patamar de 8,5% ao ano ou menos, o investimento mais usado pelos brasileiros rende o equivalente a 70% da taxa básica de juros, acrescida da Taxa Referencial (TR).

PIB
Após a divulgação de que a economia brasileira cresceu apenas 0,9% em 2012, a menor alta desde 2009, o mercado reduziu ligeiramente a confiança em um desempenho melhor do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no País) em 2013. A previsão anterior era de que a economia brasileira cresceria 3,1% no ano, estimativa que agora baixou para 3,09%. Autoridades do governo, no entanto, garantem alta superior a 4%.

Outras previsões
Para o mercado, haverá ligeiro aumento na inflação para este ano, já que a previsão para o indicador passou de 5,69% para 5,7% no acumulado de 2013. Para 2014, a expectativa é que o indicador fique em 5,5%. Ambas as previsões estão fora do centro da meta perseguida pelo governo, que é de 4,5%, mas dentro do intervalo de tolerância, que vai de 2,5% a 6,5% ao ano.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiro Roberto Azevêdo vence mexicano e vai comandar a OMC

  Organização Mundial do Comércio é órgão máximo internacional da área. É a primeira vez que um brasileiro assume o comando da entidade.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vai cumprir meta fiscal, diz Nelson Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo vai cumprir a meta fiscal deste ano, uma economia de 3,1% do PIB.

Notícias Gerais, por Redação

Expectativa de vida sobe 11 anos em três décadas, diz IBGE

A expectativa de vida ao nascer alcançou 73,5 anos no Brasil em 2010, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Vendas do comércio crescem 0,6% em setembro, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% de agosto para setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira. Em agosto, o setor havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação.

Deixe seu Comentário:

=