Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/08/2011 às 12:11:34

Advogada defende cláusula de fidelização em telefonia, já que garante benefícios

SÃO PAULO – Advogada defende cláusula de fidelização em telefonia, justificando que exigência foi criada com finalidade de equilibrar o contrato de prestação de serviço, já que tanto a empresa quanto o consumidor se beneficiam da cláusula. 
 
Segundo a advogada do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, Bruna Cislinschi, o contrato funciona como uma garantia pelas facilidades oferecidas nas promoções ou nas trocas de aparelhos. 
 
Dispositivo abusivo
Por conta disso, a advogada vai contra ao Projeto de Lei 1257/11, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), aprovado pela Câmara dos Deputados e que proíbe cláusulas de fidelização em contratos. 
 
O projeto classifica como abusivos os dispositivos contratuais que obrigam a fidelização do consumidor, que definem períodos mínimos de vigência do contrato e os que estipulam multas para o cancelamento antecipado dos serviços ou autorizem a venda de produtos bloqueados para serviços concorrentes. 
 
Bruna destaca que um exemplo de que o dispositivo não é abusivo é o fato de que o consumidor é beneficiado por preços menores para aquisição de aparelhos celular ou mesmo com tarifas promocionais. 
 
Se, por um lado, para oferecer essas vantagens, a empresa exige que o cliente permaneça um ano no plano, por outro isso deve ser entendido como tempo suficiente para recuperar o valor do benefício concedido inicialmente. 
 
Logo, pontua Bruna, a multa rescisória é justa, mesmo porque o consumidor tem conhecimento prévio do dispositivo e, já que aceita, a cobrança configura exercício regular do direito da credora em caso de quebra do contrato.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 23.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

FGTS e auxílio-desemprego exigirão novo formulário; entenda

A partir de 1º de novembro, começa a valer em todo o Brasil o novo modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), documento exigido para solicitar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou o auxílio-desemprego.

Notícias Gerais, por Redação

PIB tímido faz governo repensar estratégia de estímulo à economia

Preocupada com o fraco desempenho da economia brasileira neste ano, a presidente Dilma Rousseff prepara mais um pacote de medidas para tentar reverter tal quadro. A primeira etapa desse novo plano deve ser anunciada ainda nesta semana, incluindo concessões de rodovias e ferrovias ao setor privado.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento das estatais cai 7,5% no 1º ano de Dilma

O primeiro ano do governo Dilma Rousseff marcou a quebra de uma série histórica de 11 anos seguidos de crescimento dos investimentos realizados por empresas estatais federais, informa reportagem de Breno Costa, publicada na Folha desta segunda-feira

Notícias Gerais, por Redação

Horário de verão faz BM&FBovespa abrir mais tarde

O início do horário de verão vai alterar os horários de funcionamento do mercado de capitais brasileiro a partir desta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=