Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/06/2012 às 19:43:50

Estudo busca melhores formas de utilizar recursos públicos em oncologia

Documento tem a meta de fazer uma análise do custo-benefício dos novos tratamentos existentes para câncer da intestino

O oncologista André Sasse, coordenador do Centro de Evidências em Oncologia da Unicamp (Cevon) e do Instituto do Radium realizou um estudo que avalia o custo-benefício dos novos tratamentos existentes para câncer da intestino, e busca uma maneira mais eficiente de utilizar recursos públicos e ao mesmo tempo proporcionar acesso às novas tecnologias aos pacientes tratados no sistema público de saúde.

O estudo mostra em uma primeira etapa um tratamento de câncer de intestino onde nenhuma terapia-alvo foi custo efetiva, e o mais indicado seria apenas a quimioterapia. Em um outro momento avaliando pacientes que já receberam pelo menos duas linhas de tratamento com quimioterapia os resultados mostram que o uso do cetuximabe é o mais indicado em relação ao custo e eficácia no tratamento do que o panitumumabe.

Os dados devem ser apresentados para a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, para indicar a aplicação mais racional dos recursos, já que a SES fornece os medicamentos para esse tipo de câncer.

Em conjunto, os autores sugerem que no sistema público seria mais interessante iniciar o tratamento com quimioterapia apenas, sem as drogas-alvo, nos casos de câncer em primeira e segunda linhas.

O estudo mostra ainda que somente na chamada terceira linha (que seria a terceira fase) entrar com o uso de um anticorpo monoclonal – o cetuximabe. E resslta que  quando o paciente consegue acesso aos novos medicamentos no sistema público de saúde, muitas vezes a quimioterapia tradicional e as terapias-alvo são aplicadas ao mesmo tempo, o que aumenta substancialmente os custos e não traz benefícios significativos ao paciente. Em alguns casos, inclusive, pode até ser prejudicial, aumentando efeitos colaterais e diminuindo as chances de controle da doença.

Fonte: saudeweb


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisadores acreditam que brócolis pode inibir a artrose

Pesquisadores britânicos acreditam que comer uma grande quantidade de brócolis pode diminuir, e até mesmo prevenir, a artrose. Depois do sucesso de estudos feitos em laboratórios, uma equipe da Universidade de East Anglia, no leste da Inglaterra, está iniciando os testes em humanos.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS avaliará situação de planos de saúde em áreas sem estrutura

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, disse nesta terça-feira (30) que o órgão vai analisar casos em que a estrutura de saúde deficitária de determinadas áreas têm afetado a prestação de serviços dos planos de saúde -

Deixe seu Comentário:

=