Publicado por Redação em Gestão do RH - 19/05/2021 às 15:26:42

É possível demitir com empatia ou isso é um mito?



Na grande maioria dos casos, a demissão é um momento de dor para o profissional que está deixando a empresa. Embora seja difícil minimizar o impacto do acontecimento, é possível conduzir o processo com humanidade — e isso não deveria ser a exceção, mas a regra em todas as empresas. Veja as nossas dicas para esse momento. ⠀

1. Treine a liderança

O RH deve explicar aos gestores o que pode ser dito na conversa, tanto do ponto de vista prático, quanto do lado emocional.
 

2. Tenha delicadeza com os sinais

Por descuido, algumas empresas acabam bloqueando senhas ou crachás antes da comunicação sobre a demissão. Isso deve ser evitado.
 

3. Busque transparência

A comunicação da demissão deve justificar os motivos do desligamento e o contexto da empresa. Se possível, vale ressaltar os pontos positivos do funcionário.
 

4. Tenha objetividade

Se a motivação for mau desempenho ou comportamento, é recomendável munir-se de exemplos das oportunidades dadas anteriormente. Se as razões forem éticas, é mandatório que o RH esteja presente.



Fonte: Você RH


Posts relacionados

Gestão do RH, por Redação

Por que os brasileiros estão pedindo demissão?

Recorde de pedidos de desligamento em 2024 acende alerta para empresas; veja principais motivos para colaboradores deixarem suas empresas.

Gestão do RH, por Redação

10 hábitos para ser feliz no trabalho e em qualquer lugar, segundo pesquisas

No Dia Internacional da Felicidade, veja 10 práticas simples que podem te colocar no topo do quadro de líderes e melhorar seu bem-estar.

Gestão do RH, por Redação

Vamos ressignificar a liderança e a produtividade?

Os líderes precisam entender que produtividade não é sobre virar noites trabalhando, e sim ser eficiente e cumprir as tarefas com qualidade no menor número de horas possível.

Gestão do RH, por Redação

Congelar vagas pode ser mais eficiente que grandes demissões

Pausar contratações pode ser melhor do que demitir funcionários - como cortes feitos por Microsoft, Google e Amazon - em um cenário de falta de talentos qualificados.

Deixe seu Comentário:

=