Publicado por Redação em Gestão do RH - 16/03/2021 às 11:21:16

Planejamento tático: o que é e como fazer?



É uma cena comum: as equipes têm diversos projetos ao longo do ano para entregar e com cada vez mais agilidade exigida. Entre o plano e a execução, nem sempre dá para seguir o passo a passo de planejamentos importantes. O plano tático é um deles: “O principal objetivo do planejamento tático é dar materialidade às metas estabelecidas no planejamento estratégico”, afirma Grazi Piva, Diretora de Desenvolvimento de RH e Pessoas da EDC Group.

Para ajudar você a usar o planejamento tático em projetos, respondemos às dúvidas mais comuns sobre o assunto:

1. O que é plano tático?

A especialista Grazi Piva explica que o plano tático é um dos pontos estabelecidos dentro de um planejamento estratégico. Como exemplo, ela traz um cenário fictício de planejamento de distribuição de merendas pelas escolas na pandemia: se não for criado um plano estratégico para envio de merenda aos estudantes, aqueles alimentos estragariam. Por isso, é preciso fazer um plano estratégico para a entrega deles, que leva em conta uma distribuição por estados. Dessa forma, enquanto o planejamento estratégico foi a definição da distribuição por estados, o planejamento tático seria definir de que forma ocorrerá a distribuição dos alimentos das escolas para os alunos, pensando em quem será mobilizado para fazer a entrega, por quanto tempo, quem confeccionará as cestas para o envio dos alimentos. “No  planejamento estratégico, nós definimos metas que devem ser alcançadas por uma  empresa, que pode ser pública ou privada. O plano tático corresponde a execução destas ações”, explica Grazi.
 

2. O que é o nível tático de planejamento?

Um planejamento tático pode ter diferentes níveis táticos de planejamento, dependendo da sua complexidade. Grazi destaca que são inúmeras as possibilidades de nível tático, mas todas elas compartilham uma característica em comum: a participação de todas as áreas funcionais da empresa. “Elas atribuem ao nível tático a necessidade de definição de ações em médio prazo. O nível  tático é o nível de execução de tudo que foi planejado no nível estratégico”. 

3. Existe diferença entre planejamento tático e planejamento operacional?

Grazi Piva afirma que tanto o planejamento estratégico, quanto o tático e o operacional se conectam. “O planejamento operacional é a definição e organização de rotinas  que serão realizadas para que as metas sejam atingidas. O planejamento tático é a  execução do que foi definido nas etapas supracitadas. É importante que compreendamos que os três níveis de planejamento estão  interligados”.

4. Quais são os principais objetivos do planejamento tático?

O planejamento tático vem para tirar do papel tudo o que foi definido no planejamento estratégico, além de deixar claro se o planejamento estratégico e operacional foram bem estruturados. “Ele também tem o objetivo de oferecer  um feedback aos níveis estratégicos e operacionais, na medida em que o seu sucesso  em relação ao cumprimento das metas estabelecidas está diretamente associado ao  bom planejamento das etapas anteriores”, afirma Grazi.

5. Principais pontos que precisam ser mapeados em um planejamento tático?

Para Grazi Piva, identificar os possíveis problemas da meta definida é importante para um planejamento tático bem estruturado. Depois de mapear os problemas, é a hora das soluções. “Uma vez definidos os problemas, por exemplo, que  impedem que o produto chegue ao consumidor final no menor tempo possível, são  definidas possibilidades de solução dos problemas”, conta Grazi. Por fim, a especialista aponta que soluções precisam se transformar em ações: “As possibilidades de  solução são definidas de maneira analítica, considerando também os efeitos de tais  soluções na construção de novos problemas. Após a definição das soluções, elas se  transformam em ações”.

6. Todo projeto precisa de planejamento tático?

Se você quer começar a realizar suas metas, a resposta é sim. “No mundo corporativo precisamos saber distinguir metas de sonhos. Uma  meta é algo executável a partir de recursos racionais. Um sonho é uma idealização.  No planejamento tático, podemos verificar de maneira explícita essa distinção”, finaliza Grazi.



Fonte: VOCÊ RH


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=