Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/03/2014 às 13:07:46

Dizer o "sim" faz bem para a pressão, diz estudo

Em um novo estudo, publicado no periódico "The Journal of Hypertension", pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard analisaram 325 pessoas adultas que foram acompanhadas durante 2 anos como parte de um experimento randomizado e controlado. Aproximadamente metade dos participantes era casada. Eles foram submetidos a dietas rigorosas e usaram dispositivos para monitorar sua pressão arterial ao longo do dia.

Os valores da pressão arterial geralmente seguem um padrão diário: aumentam durante o dia e diminuem à noite. A diminuição da pressão sistólica (maior valor verificado durante a medição) em 10% é considerada normal, enquanto que a ausência dessa queda está associada a problemas cardiovasculares e a um índice de mortalidade, afirmou Finnian R. McCausland, um dos autores do estudo.

As pessoas que eram casadas, em especial os homens, estavam muito mais propensas a apresentarem essa diminuição noturna de pressão que os homens que não eram casados, mesmo após a inclusão de fatores como nível socioeconômico, idade, dieta e índice de massa corporal.

Os pesquisadores cogitaram a possibilidade de o casamento fornecer um grau de apoio social que faz com que as pessoas controlem melhor seu estado de saúde e nível de estresse. Ou ainda, "é possível que o fato de ser casado seja um marcador para as pessoas que estejam em geral melhores em relação a condições de saúde, nutricionais e mentais", escreveram os autores.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo quer acelerar obras na saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou esta semana, depois de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, que passará a semana em reunião com governadores e secretários de saúde estaduais e municipais para discutir a aceleração das obras do setor.

Saúde Empresarial, por Redação

Estados terão R$ 28,5 milhões para qualificar gestão do SUS

Recursos são destinados a ações de apoio, capacitação das novas gestões municipais de saúde, fortalecimento das Regiões de Saúde, entre outras finalidades

Saúde Empresarial, por Redação

Estudante canadense descobre composto antienvelhecimento

Um estudo realizado na França garante que consumir peixe assado pelo menos uma vez por semana ajuda a evitar a doença de Alzheimer. Os cientistas descobriram que preparado dessa forma, o peixe conserva melhor seus valores nutricionais.

Deixe seu Comentário:

=