Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/08/2012 às 16:07:53

Diminuição da jornada de trabalho mantém empregos, diz Ipea

Por ser o setor mais afetado pela crise mundial, a indústria do País teve de ajustar as jornadas de trabalho para evitar demissões, informou a pesquisa "Mercado de trabalho - conjuntura e trabalho" divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira. Segundo o órgão, as horas trabalhadas foram diminuindo com a piora do cenário econômico, mas a prática fez com que o setor mantivesse grande parte dos empregos.

De acordo com o Ipea, nos últimos 12 meses - terminados em maio - 14 dos 19 setores da indústria registraram queda nas horas de trabalho. Os líderes deste recuo foram a indústria de veículos automotores (-8,9% nas horas trabalhadas), produtos de metal (-8,8%), material eletrônico (-8,5%) e couro e calçados (-7,5%).

Em relação aos empregos, 11 setores registraram queda na indústria no período. O setor de produtos de metal teve a maior queda, com -9,9% dos empregos, seguido por couro e calçados (-5,6%), madeira (-4,5%) e material eletrônico (-2,9%).

Atualmente, as horas trabalhadas na indústria apresentam queda de 4,6% em relação ao período pré-crise. Para o Ipea, isso ocorre pois o setor enfrenta grandes dificuldades de recuperação, graças aos problemas de competitividade com a indústria internacional no mercado externo e interno.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo central tem superávit de R$1,272 bi em junho

O governo central --formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social-- registrou superávit primário de 1,272 bilhão de reais em junho, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira. Em maio, o superávit havia ficado em 1,787 bilhão de reais.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

De carona no otimismo após a reunião do Fomc, Ibovespa abre em alta de 1,54%

O Ibovespa inicia o pregão regular desta quinta-feira (26) em alta de 1,54%, aos 63.448 pontos, acompanhando o otimismo do mercado internacional após a reunião do Fomc ( Federal Open Market Committee) e a emissão de títulos públicos no velho continente.

Deixe seu Comentário:

=