Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/08/2012 às 16:07:53

Diminuição da jornada de trabalho mantém empregos, diz Ipea

Por ser o setor mais afetado pela crise mundial, a indústria do País teve de ajustar as jornadas de trabalho para evitar demissões, informou a pesquisa "Mercado de trabalho - conjuntura e trabalho" divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira. Segundo o órgão, as horas trabalhadas foram diminuindo com a piora do cenário econômico, mas a prática fez com que o setor mantivesse grande parte dos empregos.

De acordo com o Ipea, nos últimos 12 meses - terminados em maio - 14 dos 19 setores da indústria registraram queda nas horas de trabalho. Os líderes deste recuo foram a indústria de veículos automotores (-8,9% nas horas trabalhadas), produtos de metal (-8,8%), material eletrônico (-8,5%) e couro e calçados (-7,5%).

Em relação aos empregos, 11 setores registraram queda na indústria no período. O setor de produtos de metal teve a maior queda, com -9,9% dos empregos, seguido por couro e calçados (-5,6%), madeira (-4,5%) e material eletrônico (-2,9%).

Atualmente, as horas trabalhadas na indústria apresentam queda de 4,6% em relação ao período pré-crise. Para o Ipea, isso ocorre pois o setor enfrenta grandes dificuldades de recuperação, graças aos problemas de competitividade com a indústria internacional no mercado externo e interno.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: PIB foi fraco, mas brasileiro não sentiu crise

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que o baixo crescimento da economia brasileira no ano passado, de apenas 0,9%, não afetou diretamente a população.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil adotará todas as medidas para impedir valorização do real

O Brasil está preparado para adotar todas as medidas necessárias, incluindo as que já foram usadas no passado, para conter o fluxo de capital e impedir que o real se aprecie excessivamente, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Família e internet são fontes de informação de jovens sobre investimentos

"Internet é fonte de informação e influência e a discussão sobre como gerenciar despesas está longe das escolas, ou seja, é em casa que a coisa tem que ser resolvida".

Notícias Gerais, por Redação

Dólar fecha a R$ 1,75 em sexto dia de baixa; Bovespa sobe 1%

O dólar comercial foi negociado por R$ 1,759, em baixa de 0,28%, nas últimas operações registradas nesta terça-feira. Trata-se do sexto dia consecutivo em que os preços da divisa americana ficam mais baixos.

Notícias Gerais, por Redação

Com dólar caro e juro menor, BC reduz previsão para dívida pública

A alta do dólar e a redução da taxa básica de juros, a Selic, foram os principais fatores que levaram ao Banco Central a reduzir a previsão para a dívida pública neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Remessas de empresas estrangeiras no Brasil dobram em agosto

As remessas de lucros e dividendos de empresas estrangeiras instaladas no Brasil dobraram em agosto deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado.

Deixe seu Comentário:

=