Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/02/2011 às 18:27:55

Dilma anuncia remédios para diabetes e hipertensão de graça

Ao completar seu primeiro mês de governo, a presidente Dilma Rousseff anunciou hoje a gratuidade para medicamentos contra a diabetes e a hipertensão em uma rede de 15 mil drogarias conveniadas à rede Farmácia Popular em todo o país.
 
A medida foi uma das primeiras promessas de campanha de Dilma. Hoje, o programa 'Aqui Tem Farmácia Popular' já garante desconto de 90% em medicamentos contra uma série de doenças, inclusive diabetes e hipertensão. As drogarias conveniadas terão até o próximo dia 14 para começar a garantir a gratuidade.
 
Em sua primeira solenidade pública no Palácio do Planalto como presidente, Dilma iniciou uma era de discursos técnicos, sem muito espaço para improvisos, em contraste com o estilo de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Semelhança somente no atraso. A cerimônia começou 40 minutos depois do previsto.
 
Com a presença de 12 ministros, além do vice-presidente Michel Temer, dos governadores Agnelo Queiroz (DF) e Camilo Capiberibe (AP) e de senadores e deputados, Dilma buscou vincular o lançamento da gratuidade à sua meta de erradicar a pobreza extrema no país.
 
'[O programa] é uma de suas expressões. É uma forma pela qual estamos dando mais um passo para a erradicação da miséria', afirmou a presidente em seu discurso de 13 minutos.
 
No minuto final de seu discurso, abriu espaço para improviso. E, neste momento, fez referência ao governo Lula, citando o fato de que o programa Farmácia Popular teve início na gestão do antecessor.
 
Logo após a cerimônia, em rápido contato com a imprensa, a presidente fez uma brevíssima avaliação sobre seu primeiro mês como presidente.
 
'Eu acho que o primeiro mês foi de muito trabalho e acredito que é uma indicação da quantidade de trabalho que eu tenho nos próximos', disse.
 
ACORDO
 
Segundo o ministro Alexandre Padilha (Saúde), a gratuidade para os medicamentos contra diabetes e hipertensão não irá gerar custos extras para o ministério. De acordo com Padilha, foi feito um acordo com as empresas, que, segundo ele, aceitaram reduzir margens de lucro para garantir a oferta gratuita.
 
De acordo com o governo, existem hoje 33 milhões de brasileiros hipertensos.
 
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Reajustes de planos de saúde coletivos podem chegar a 538,27%

Pesquisa do Idec indica que índice médio de reajuste foi de 82,21%. Contratos coletivos não têm valor máximo de reajuste definido pela ANS

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova projeto de lei que define atividades que só podem ser feitas por médicos

Apelidada de Ato Médico, a proposta determina que prescrição de medicamentos e diagnóstico de doenças são procedimentos de exclusividade dos médicos. Projeto seguirá para sanção presidencial

Saúde Empresarial, por Redação

Pena de suspensão para médicos pode chegar a um ano

Tramita na Câmara proposta que fixa pena disciplinar de suspensão do exercício profissional por um ano ou suspensão da especialidade médica e multa equivalente a dez salários base da categoria. Caberia aos Conselhos Regionais de Medicina aplicar as penas.

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce número de beneficiários de planos no interior dos Estados

Número de beneficiários de planos de saúde no interior dos Estados aumenta, segundo levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). De acordo com o estudo realizado para as Regiões Metropolitanas (RM) dos Estados contemplados na PME/IBGE,

Deixe seu Comentário:

=