Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/02/2011 às 18:27:55

Dilma anuncia remédios para diabetes e hipertensão de graça

Ao completar seu primeiro mês de governo, a presidente Dilma Rousseff anunciou hoje a gratuidade para medicamentos contra a diabetes e a hipertensão em uma rede de 15 mil drogarias conveniadas à rede Farmácia Popular em todo o país.
 
A medida foi uma das primeiras promessas de campanha de Dilma. Hoje, o programa 'Aqui Tem Farmácia Popular' já garante desconto de 90% em medicamentos contra uma série de doenças, inclusive diabetes e hipertensão. As drogarias conveniadas terão até o próximo dia 14 para começar a garantir a gratuidade.
 
Em sua primeira solenidade pública no Palácio do Planalto como presidente, Dilma iniciou uma era de discursos técnicos, sem muito espaço para improvisos, em contraste com o estilo de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Semelhança somente no atraso. A cerimônia começou 40 minutos depois do previsto.
 
Com a presença de 12 ministros, além do vice-presidente Michel Temer, dos governadores Agnelo Queiroz (DF) e Camilo Capiberibe (AP) e de senadores e deputados, Dilma buscou vincular o lançamento da gratuidade à sua meta de erradicar a pobreza extrema no país.
 
'[O programa] é uma de suas expressões. É uma forma pela qual estamos dando mais um passo para a erradicação da miséria', afirmou a presidente em seu discurso de 13 minutos.
 
No minuto final de seu discurso, abriu espaço para improviso. E, neste momento, fez referência ao governo Lula, citando o fato de que o programa Farmácia Popular teve início na gestão do antecessor.
 
Logo após a cerimônia, em rápido contato com a imprensa, a presidente fez uma brevíssima avaliação sobre seu primeiro mês como presidente.
 
'Eu acho que o primeiro mês foi de muito trabalho e acredito que é uma indicação da quantidade de trabalho que eu tenho nos próximos', disse.
 
ACORDO
 
Segundo o ministro Alexandre Padilha (Saúde), a gratuidade para os medicamentos contra diabetes e hipertensão não irá gerar custos extras para o ministério. De acordo com Padilha, foi feito um acordo com as empresas, que, segundo ele, aceitaram reduzir margens de lucro para garantir a oferta gratuita.
 
De acordo com o governo, existem hoje 33 milhões de brasileiros hipertensos.
 
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil e EUA firmam parceria para desenvolver vacina que previne a dengue

  A dengue ainda é uma doença que não conta com remédio específico para tratá-la tampouco vacina para preveni-la. Diante desse cenário, 35 especialistas do mundo estão reunidos hoje (15), em São Paulo, a fim de discutir estratégias para o desenvolvimento de uma vacina que combata a doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde terão prazo para agendar consulta a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (19), as operadoras de planos de saúde deverão garantir aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Saúde Empresarial, por Redação

Guarulhos e HC usam webconferência para solucionar casos clínicos

Serão promovidas duas webconferências por semana, sendo uma para médicos e outra para enfermeiros, com uma hora de duração cada

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital com mais de 30% de atendimentos SUS não é viável

A má remuneração do SUS e das operadoras, assim como os elevados custos operacionais levaram dezenas de hospitais filantrópicos e de pequeno porte a acumular dívidas milionárias. Há uma salvação?

Deixe seu Comentário:

=