Publicado por Redação em Dental - 23/08/2012 às 16:08:57

Diabetes aumenta risco de problemas bucais, alerta dentistas

Risco de gengivite ou periodontite triplica nos pacientes que não se preocupam com controle glicêmico

Mais do que garantir um sorriso bonito, cuidar da boca significa estar em dia com a saúde do corpo. No caso de portadores de diabetes, estes cuidados devem ser redobrados. Isso porque estes pacientes são mais suscetíveis à gengivite e periodontite. E o contrário também é verdadeiro: a presença desta ou de qualquer outra infecção piora o controle da glicemia.

A periodontista Rosileine Uliana, da ABAH (Associação Brasileira de Halitose), avisa que o diabético descompensado tem três vezes mais chances de apresentar doença periodontal.

— A gengivite é uma das causas do mau hálito e, se não tratada adequadamente, pode dificultar o controle e cura do quadro.

Outros problemas comuns na boca de quem tem diabetes são a xerostomia (diminuição da produção de saliva) e a dificuldade de cicatrização. A explicação de Rosileine é simples.

— A saliva age como um detergente bucal e sua falta aumenta a incidência de cárie, por isso mais uma vez reforço a importância da boa higiene bucal.

A dentista Silvia Nunez, da clínica Avelar, orienta procurar o dentista a cada seis meses e ensina as principais maneiras de prevenir as doenças bucais.

— É fundamental escovar os dentes após as refeições, com mais cuidado especialmente à noite, passar o fio dental e sempre se lembrar de escovar a língua. Além disso, a troca da escova de dente a cada três meses também é uma recomendação muito importante.

Rosileine e Silvia participaram do programa NBlogs desta quarta-feira (22) e discutiram o assunto com a apresentadora Fabiana Panachão e a repórter de Saúde do Portal R7 Fabiana Grillo.

Fonte: R7


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Prevenção é o melhor meio de preservar os dentes até a terceira idade

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional.

Dental, por Redação

Pastilha mastigável limpa os dentes na correria do dia a dia

Escovar os dentes exige apenas dois minutos. E, apesar do pouco tempo que basta para livrar a boca de doenças orais como cárie e gengivite, muita gente ainda é negligente com a saúde da boca.

Dental, por Redação

Bactérias da placa dental podem provocar coágulos sanguíneos

Bactérias bucais que entram na corrente sanguínea são capazes de causar coágulos sanguíneos e iniciar uma infecção do revestimento interno do coração, dizem pesquisadores do Colégio Real de Cirurgiões da Irlanda e da Universidade de Bristol.

Dental, por Redação

Hipersensibilidade Dentinária (hiperestesia)

Dor que ocorre, geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva, provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas etc.

Deixe seu Comentário:

=