Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/06/2012 às 15:21:03

Dia dos Namorados: veja quanto é tributo no valor dos presentes mais cotados

A lista dos presentes mais cotados para o Dia dos Namorados também faz a alegria do Leão. Isso porque, na hora de comprá-los, os apaixonados esquecem que em um simples buquê de flores ou mesmo nos tradicionais bombons há incidência de tributos. Por isso, antes de fazer a escolha, é interessante saber qual o percentual que incide sobre cada produto.

De acordo com levantamento realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a tributação máxima incide sobre o relógio e é de 53,14%. Considerando a média de preço de R$ 250, mais de R$ 132 vão para os cofres públicos.

Já quem quiser presentear com um óculos de sol desembolsa um pouco menos com os tributos, mas o item também aparece entre os primeiros da lista, com 44,18% de incidência. Por outro lado, o livro é a opção com a menor carga tributária, que, graças a incentivos fiscais, chega a 15,52%.

Mais alternativas
Roupas e joias costumam estar entre os campeões da preferência dos casais e apresentam uma tributação menor do que a dos relógios, por exemplo. No primeiro caso, uma calça jeans tem tributo de 38,53%. As joias, por sua vez, têm mais da metade do seu preço destinada aos impostos (50,44%).

Os eletrônicos também são citados com bastante frequência pelos enamorados, com destaque para os celulares, que carregam 39,8% de tributos. Até mesmo na compra de um cartão para não deixar a data passar em branco, o consumidor depara-se com um percentual de 37,48%

“Demonstrar amor e carinho no Dia dos Namorados continua extremamente caro, devido à alta carga tributária no consumo dos produtos mais comuns escolhidos para presentear nesta data. Os impostos encarecem os presentes e, muitas vezes, impedem que o consumidor brasileiro compre o que realmente deseja”, destaca o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

Confira abaixo a tabela com mais produtos:

Quanto vai para o Leão
Produtos  Percentual de tributos 
1 Relógio 53,14%
2 Joias 50,44%
3 Aparelho de MP3 ou iPOD 49,45%
4 Câmera fotográfica 44,75%
5 DVDs 44,20%
6 Óculos de sol 44,18%
7 Porta retrato 43,47%
8 Bolsa de couro 41,52%
9 Telefone celular 39,80%
10 Ipad - Tablet 39,12%
11 Calça jeans 38,53%
12 CDs 37,88%
13 Bombons 37,61%
14 Cartão de Dia dos Namorados 37,48%
15 Jantar em restaurante 32,31%
16 Teatro e cinema 30,25%
17 Ursinho de pelúcia 29,92%
18 Buquê de flores 17,71%
19 livros 15,52%

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Estimativa do mercado para crescimento da economia este ano fica em 3,1%

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC) mostra que os analistas de instituições financeiras ajustaram levemente para cima a projeção para o crescimento da economia neste ano e reduziram a estimativa para 2014.

Notícias Gerais, por Redação

Governo sinaliza nova redução de juros para empresas

O governo pode promover uma nova redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que serve de referência para os empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Fórum Empresarial quer estimular investimentos verdes durante a Rio+20

Mais de 2.000 líderes de empresas do mundo inteiro são esperados entre os dias 15 e 18 de julho para participarem do Fórum de Sustentabilidade Empresarial, evento à margem da Rio+20, que discutirá práticas de sustentabilidade neste setor.

Notícias Gerais, por Redação

Último dia: entrega da declaração do Simples vai até esta sexta-feira

As MPEs (micro e pequenas empresas) optantes do Simples Nacional que ainda não entregaram a DASN-2012 (Declaração Anual do Simples Nacional), relativa ao ano-calendário 2011, terão até esta sexta-feira (20) para fazê-lo.

Deixe seu Comentário:

=