Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/07/2012 às 17:56:43

Devo sair do plano de previdência da minha empresa?

Internauta está em dúvida porque a companhia vai deixar de fazer a contribuição proporcional ao valor investido pelos funcionários

Dúvida do internauta: Tenho quase dois anos de contribuição em uma previdência privada que entrei quando comecei a trabalhar. Nesta empresa, para cada 1 real que eu contribuía, ela contribuía com o mesmo valor. Estamos passando por um processo de migração para outra empresa, e nesta nova não há a mesma contrapartida que havia antes. Como tenho 24 anos e acredito que as leis sofrerão muitas alterações até eu ter idade para me aposentar, acredito que a melhor opção é a previdência privada. Como devo proceder? É possível fazer um resgate dos valores que eu contribuí para que eu possa investir em um novo plano de previdência privada em um banco de mercado? Existe algum tipo de previdência que seja melhor?

Resposta de Fernando Meibak*:

Os planos de previdência privada complementar patrocinados por empresas corporativas são muito bons. A contrapartida de contribuições é um benefício extremamente relevante. O fato de estarem ocorrendo mudanças na migração que comenta, com a perda da contribuição da empresa, não deve ser, isoladamente, fator motivador de sua saída da entidade.

Em geral, os custos de administração dos planos de empresas são muito competitivos. Pesquise e avalie esse tema junto ao pessoal da área de recursos humanos. Sacar os recursos e migrar para planos abertos do mercado não deve ser a melhor alternativa. Uma das prováveis consequências é você perder a parcela que foi depositada anteriormente pela empresa, pois em geral há restrições para saque desses recursos.

Minha recomendação: utilize o mecanismo de “portabilidade” para transferir os recursos para a empresa atual e continue com a disciplina de alocar um percentual de seu salário. Dada a sua pouca idade, você terá muito tempo para acumular recursos. O ideal seria um percentual de 10% .

Continue investindo em seu futuro e parabéns pela consciência de poupança!

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Jovem quer ter previdência privada e acesso aos lucros

Na vida profissional, os principais objetos do desejo de jovens, além de bons salários

Previdência Corporate, por Redação

Consigo sacar a previdência privada fechada antes do prazo?

Os fundos de previdência fechados de empresas corporativas têm regras que estabelecem as condições para que os participantes possam sacar os recursos depositados pela patrocinadora do plano. P

Previdência Corporate, por Redação

INSS aumenta benefício de 491 mil segurados

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai aumentar o valor dos benefícios de 491 mil segurados por incapacidade que ainda estão ativos a partir de janeiro de 2013.

Previdência Corporate, por Redação

Imposto de Renda: entenda como são liberadas as restituições

Quando o assunto é declaração de Imposto de Renda, muitas pessoas simplesmente entram em pânico, acreditando não serem capazes de entender tantas obrigações impostas pelo Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Planos de previdência para crianças custam a partir R$ 25 por mês

A vida universitária de Kátia Regina, hoje com 32 anos, foi muito parecida com a de diversos jovens da classe média brasileira. Tanto com os de sua época, no fim dos anos 1990, como com os de agora. Por cursar uma faculdade privada, precisou bancar os próprios estudos.

Previdência Corporate, por Redação

Presidente do Senado se mostra

Durante reunião nesta quarta-feira (9), o presidente do Senado, José Sarney, assim como o presidente da CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostraram-se simpáticos à proposta de aumento dos aposentados e pensionistas.

Previdência Corporate, por Redação

Multiprev participa do Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão

Pagar menos para ter o carro protegido pode virar uma dor de cabeça para os donos de veículos. Com preços até 50% mais baixos que os seguros tradicionais, associações têm atraído um grande número de pessoas ao oferecer proteção veicular por mensalidades a partir de cerca de R$ 50.

Deixe seu Comentário:

=