Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2011 às 09:48:05

Desoneração da folha de pagamentos deve estimula criação de novo tributo

SÃO PAULO – Governo estuda a criação de um novo tributo para compensar a desoneração da folha de pagamentos de quatro setores da indústria. A receita deverá ser utilizada para financiar a Previdência social.

De acordo com a Agência Brasil, ao detalhar as medidas do Plano Brasil Maior, o coordenador-geral de Tributação da Receita Federal, Fernando Mombelli, afirmou que ainda não foi anunciado um novo tributo pois a desoneração na indústria ainda está em fase de experiência.

Mombelli ressaltou que a desoneração é um projeto experimental e que, inicialmente, vai valer até 2012, sendo posteriormente reavaliado.

Indústria
Com o objetivo de estimular a atividade industrial no País, o governo reduziu os encargos trabalhistas em quatro setores da indústria: confecções, calçados, móveis e tecnologia da informação (programas de computador).

O percentual pago sobre a folha de pagamento à Previdência era de 20%, agora, essas indústrias passarão a ser tributadas em um percentual do faturamento. A alíquota será de 2,5% para as indústrias de software e de 1,5% para os demais setores. A Receita reafirmou, na última terça-feira (2), que o novo sistema de cobrança só entrará em vigor em três meses.

Custos para o governo
Segundo estimativas, a Previdência terá um custo de R$ 200 milhões, em 2011, com a nova medida. Para enfrentar esse impacto inicial, o governo fará a compensação por meio de recursos do Tesouro Nacional.

A perda de recursos também será administrada com nova elevação do Cofins (da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) das importações de móveis, calçados e confecções, setores beneficiados pela desoneração. A medida entrará em vigor em dezembro deste ano.

Mombelli ainda esclareceu que o reajuste não tem objetivos fiscais e pretende apenas corrigir uma distorção que poderia beneficiar os itens importados. O ajuste é uma questão de simetria, já que foi afetada os fabricantes nacionais é justo que haja nova medida sobre os produtos importados.

Fonte: www.infomoney.com.br - 04.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Indústria prepara repasse da alta do dólar

A indústria prepara uma onda de reajuste de preços devido à alta do dólar, que neste ano já subiu quase 10%, o que deve ampliar a pressão inflacionária até o fim do ano.

Notícias Gerais, por Redação

BC: atividade econômica mantém ritmo de alta em novembro

A economia brasileira manteve o ritmo de expansão em novembro ao avançar 0,40% ante o mês anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira, considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB).

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira cresce 2,7% em 2011

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou aumento de 2,7% em 2011 na comparação com 2010, informou nesta terça-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Conta de luz deve ter redução média de 2,4% em 2012

A conta de luz dos consumidores terá uma redução média de 2,4% a partir de 2012, depois de as 63 distribuidoras do país passarem pela terceira revisão de suas tarifas.

Deixe seu Comentário:

=