Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2011 às 09:48:05

Desoneração da folha de pagamentos deve estimula criação de novo tributo

SÃO PAULO – Governo estuda a criação de um novo tributo para compensar a desoneração da folha de pagamentos de quatro setores da indústria. A receita deverá ser utilizada para financiar a Previdência social.

De acordo com a Agência Brasil, ao detalhar as medidas do Plano Brasil Maior, o coordenador-geral de Tributação da Receita Federal, Fernando Mombelli, afirmou que ainda não foi anunciado um novo tributo pois a desoneração na indústria ainda está em fase de experiência.

Mombelli ressaltou que a desoneração é um projeto experimental e que, inicialmente, vai valer até 2012, sendo posteriormente reavaliado.

Indústria
Com o objetivo de estimular a atividade industrial no País, o governo reduziu os encargos trabalhistas em quatro setores da indústria: confecções, calçados, móveis e tecnologia da informação (programas de computador).

O percentual pago sobre a folha de pagamento à Previdência era de 20%, agora, essas indústrias passarão a ser tributadas em um percentual do faturamento. A alíquota será de 2,5% para as indústrias de software e de 1,5% para os demais setores. A Receita reafirmou, na última terça-feira (2), que o novo sistema de cobrança só entrará em vigor em três meses.

Custos para o governo
Segundo estimativas, a Previdência terá um custo de R$ 200 milhões, em 2011, com a nova medida. Para enfrentar esse impacto inicial, o governo fará a compensação por meio de recursos do Tesouro Nacional.

A perda de recursos também será administrada com nova elevação do Cofins (da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) das importações de móveis, calçados e confecções, setores beneficiados pela desoneração. A medida entrará em vigor em dezembro deste ano.

Mombelli ainda esclareceu que o reajuste não tem objetivos fiscais e pretende apenas corrigir uma distorção que poderia beneficiar os itens importados. O ajuste é uma questão de simetria, já que foi afetada os fabricantes nacionais é justo que haja nova medida sobre os produtos importados.

Fonte: www.infomoney.com.br - 04.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação voltou para a meta em abril, diz governo

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse hoje que a inflação deve ter voltado a ficar dentro do limite de tolerância da meta (até 6,5%) em abril.

Notícias Gerais, por Redação

Empresas digitalmente maduras são 26% mais lucrativas, aponta estudo

A Capgemini Consulting em parceria com o Centro de Negócios Digitais do MIT anunciou os resultados de uma pesquisa global que analisa como as companhias estão lidando e se beneficiando com a "transformação digital"

Notícias Gerais, por Redação

Atrás de EUA, Brasil é 2º país mais atrativo para investidor estrangeiro

O Brasil é o segundo país mais atrativo para investidores estrangeiros, afirmou uma pesquisa divulgada pela Deloitte e Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Produção industrial cai 0,6% em outubro, aponta IBGE

A produção industrial brasileira caiu 0,6% de setembro para outubro na taxa livre de influências sazonais, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística) divulgada nesta sexta-feira. Em setembro, o indicador havia caído 1,9%.

Notícias Gerais, por Redação

FMI adverte para possibilidade de recessão global em 2012

O diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a Europa, Antonio Borges, advertiu nesta quarta-feira que não é possível descartar a uma recessão global em 2012, e mencionou a eventualidade de uma queda na atividade econômica.

Deixe seu Comentário:

=