Publicado por Araujo em Saúde Empresarial - 10/12/2010 às 18:01:29

Desiludido com seu trabalho? Atenção à síndrome de burnout

 Blog da Saúde

O “burnout” (em português “combustão completa”) é uma das síndromes incluídas no rol dos transtornos mentais relacionados ao trabalho. Segundo dados da Previdência Social, foi a terceira maior causa de afastamento de profissionais em 2009.

A síndrome não pode ser confundida, ela vai além de um estado de estresse. Esse transtorno psíquico une esgotamento e desilusão.

O problema foi identificado em 1974, nos Estados Unidos, pelo médico Freunderberger, a partir da observação de desgaste no humor e na motivação de profissionais de saúde com os quais trabalhava.

Quando o seu trabalho “não vale a pena”

O “burnout”, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, é um desalento profundo, está relacionado com o valor depositado ao trabalho. A doença é gerada pela percepção de que o esforço feito é superior à recompensa. A pessoa se sente injustiçada e insatisfeita.

O estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes são suas principais características.

No entanto, diferente do estresse, que tem um componente biológico forte, ligado a situações em que o corpo tem de responder ao perigo, o “burnout” é um transtorno emocional em que a pessoa não sente mais vontade de produzir.

Sintomas

O sintoma típico da síndrome de “burnout” é a sensação de esgotamento físico e emocional, que se reflete em algumas alterações comportamentais como, o maior consumo de café, álcool e remédios, baixo rendimento, cinismo,  ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima.

Entre as manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome, podemos citar as dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrintestinais.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito a partir da avaliação do histórico do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. Não é fácil detectar o “burnout”, já que seus sintomas podem ser confundidos com depressão ou síndrome do pânico.

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

Vale ressaltar, no entanto, que a medicação só combate os sintomas e não as causas do problema. Por isso, é importante que a pessoa reavalie o papel do trabalho em sua vida, o quanto está interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental.

União

Especialistas ressaltam ainda que as providências para prevenir o “burnout” devem partir tanto do sujeito quanto da empresa.

Ao funcionário cabe, por exemplo, se permitir algumas atividades diárias cuja única finalidade é o prazer para compensar o clima estressante do dia a dia. Já a empresa, deve valorizar o esforço e respeitar os limites de seus subordinados. Além disso, é importante que ambos respeitem o limite entre o profissional e o pessoal.

Profissões de risco

A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

*Com informações FSP e site Dr. Dráuzio Varella.
 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Usuários sofrem com "burocracia" imposta pelos planos de saúde

Segundo advogado, reclamações mais frequentes são por negativas de procedimentos

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai produzir primeiro biológico 100% nacional

Anvisa concede registro para fabricação de medicamento contra artrite reumatoide desenvolvido a partir de parceria entre laboratórios públicos e privados

Saúde Empresarial, por Redação

Sistema online disponibiliza informações sobre residência médica

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde instituiu nesta segunda-feira (26) sistema de informação para facilitar a supervisão, regulação e avaliação dos programas de residência na área de saúde. A comissão é vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Deixe seu Comentário:

=