Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2011 às 10:12:49

Vendas do comércio avançam 9,1% em julho

SÃO PAULO – As vendas do comércio varejista apresentaram desaceleração em julho frente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (4),

O indicador mostra que, no mês passado, houve um aumento de 9,1% nas comercializações do varejo, na comparação com julho de 2010, índice menor que o de junho deste ano (10,3%). No acumulado do ano, as vendas do comércio varejista cresceram 9,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E frente a junho, o aumento foi de 0,1%, descontadas as influências sazonais.

Nesta comparação, o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,7%) e o segmento de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas e Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (ambos 0,4%) foram as principais influências para a alta. Por outro lado, o segmento de veículos, motos e peças apresentaram a maior queda no mês, de 1,6%.

Crescimento de Combustíveis e Lubrificantes
Na comparação com julho do ano passado, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes foi o que registrou o melhor desempenho no período, com aumento de 8,2% nas vendas do comércio. Os segmentos de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática e Material de Construção vêm em seguida, com aumentos de 7,8% e 7,6% nas vendas.

Ainda nessa comparação, o segmento Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas registrou o quarto maior crescimento dentre os setores quando o desempenho das vendas é comparado ao desempenho de julho de 2010. Nesse caso, a alta foi de 5,7%.

Já o segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios cresceu 0,2% em vendas. E Veículos, Motos e Peças foi o único que registrou desempenho negativo, com queda de 2,4% nas comercializações.

Perspectivas
De acordo com os economistas da Serasa Experian, os resultados dos dois últimos meses sinalizam um cenário de expansão mais moderada para o varejo nacional ao longo do segundo semestre. O aperto monetário e as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo atuam nessa direção.

No entanto, é provável que o resultado da atividade varejista em agosto seja melhor que os verificados em junho e julho, devido ao Dia dos Pais.

Sobre o índice
O indicador da Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A partir da metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, na qual o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11%, a entidade percebeu que é de fundamental importância dispor de mais indicadores, destinados a mensurar a evolução deste setor da atividade econômica do País.

Fonte: www.infomoney.com.br - 04.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Metade das obras em aeroportos da Copa está atrasada

A menos de um ano da Copa de 2014, metade das obras programadas para os aeroportos que servirão à competição a partir de junho engatinha ou nem começou.

Notícias Gerais, por Redação

Ministro do Trabalho defende veto que mantém multa extra de 10% do FGTS

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu nesta sexta-feira (26) a manutenção da multa adicional de 10% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) paga por empresas em caso de demissões sem justa causa.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma veta projeto que acabava com multa adicional de 10% do FGTS

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente projeto aprovado no Congresso que acabava com a multa adicional de 10% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) paga pelos empregadores em caso de demissão sem justa causa.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega diz que economia terá resultados melhores em 2013

Brasília – A economia brasileira deverá crescer este ano entre 3% e 4%, estimou hoje (30) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Notícias Gerais, por Redação

Fundos de investimento passam de US$ 1 trilhão no Brasil

Os fundos de investimento brasileiros terminaram 2011, ano marcado pelo recrudescimento da crise internacional, com pouco de mais de US$ 1 trilhão de patrimônio sob administração.

Notícias Gerais, por Redação

Unesp encerra hoje as inscrições para o vestibular 2012

A Unesp encerra nesta sexta-feira as inscrições para o vestibular 2012

Deixe seu Comentário:

=