Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2011 às 10:12:49

Vendas do comércio avançam 9,1% em julho

SÃO PAULO – As vendas do comércio varejista apresentaram desaceleração em julho frente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (4),

O indicador mostra que, no mês passado, houve um aumento de 9,1% nas comercializações do varejo, na comparação com julho de 2010, índice menor que o de junho deste ano (10,3%). No acumulado do ano, as vendas do comércio varejista cresceram 9,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E frente a junho, o aumento foi de 0,1%, descontadas as influências sazonais.

Nesta comparação, o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,7%) e o segmento de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas e Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (ambos 0,4%) foram as principais influências para a alta. Por outro lado, o segmento de veículos, motos e peças apresentaram a maior queda no mês, de 1,6%.

Crescimento de Combustíveis e Lubrificantes
Na comparação com julho do ano passado, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes foi o que registrou o melhor desempenho no período, com aumento de 8,2% nas vendas do comércio. Os segmentos de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática e Material de Construção vêm em seguida, com aumentos de 7,8% e 7,6% nas vendas.

Ainda nessa comparação, o segmento Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas registrou o quarto maior crescimento dentre os setores quando o desempenho das vendas é comparado ao desempenho de julho de 2010. Nesse caso, a alta foi de 5,7%.

Já o segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios cresceu 0,2% em vendas. E Veículos, Motos e Peças foi o único que registrou desempenho negativo, com queda de 2,4% nas comercializações.

Perspectivas
De acordo com os economistas da Serasa Experian, os resultados dos dois últimos meses sinalizam um cenário de expansão mais moderada para o varejo nacional ao longo do segundo semestre. O aperto monetário e as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo atuam nessa direção.

No entanto, é provável que o resultado da atividade varejista em agosto seja melhor que os verificados em junho e julho, devido ao Dia dos Pais.

Sobre o índice
O indicador da Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A partir da metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, na qual o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11%, a entidade percebeu que é de fundamental importância dispor de mais indicadores, destinados a mensurar a evolução deste setor da atividade econômica do País.

Fonte: www.infomoney.com.br - 04.08.2011


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pelo IGP-10 acelera para 1,59% em agosto, diz FGV

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 1,59% em agosto, após alta de 0,96% em julho, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses até agosto, a inflação pelo IGP-10 ficou em 7,50%.

Deixe seu Comentário:

=