Publicado por Redação em Dental - 08/10/2012 às 08:48:45

Dentição sadia começa na infância

Acompanhar a escovação dos dentes das crianças menores de 5 anos deve estar entre as tarefas diárias dos pais e demais cuidadores. O alerta é da coordenadora de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde, cirurgiã dentista Ana Cristina Allegretti.

O objetivo da participação direta do adulto na hora de cuidar dos dentes das crianças é garantir o aprendizado da técnica correta de higienização de dentes e língua desde a infância. Isso inclui observar o uso do creme dental e estar atento a como e quanto a criança está usando do produto, uma vez que ele pode contribuir para a instalação da fluorose.

Fluorose – Doença caracterizada por manchas ou deformações no esmalte dos dentes, a fluorose resulta do consumo de flúor em excesso. Presente na água tratada que chega às torneiras das casas e em alimentos como couve-flor, chá preto e peixe, o flúor está entre os componentes do creme dental justamente para suprir uma possível carência na ingestão desses itens e resguardar os dentes da doença cárie.

A dica, então, é oferecer à criança uma pequena quantidade de creme dental proporcional ao tamanho de um grão de arroz e apenas uma vez por dia. As demais escovações devem ser feitas apenas com escova e água. Isso é suficiente para garantir uma boa higiene, fazer a prevenção da cárie e, se a criança engolir um pouquinho do creme dental, não haverá risco de ela ter fluorose, argumenta Ana Cristina.

Dieta – Também é importante, recomenda a coordenadora, garantir uma alimentação  equilibrada por meio da ingestão dos alimentos que contêm flúor. Os pediatras das unidades de saúde, bem como os nutricionistas dos Núcleos de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps) que atendem nesses locais, estão aptos a orientar sobre o assunto.

Outro cuidado diz respeito à limpeza periódica da caixa dágua residencial, para garantir a qualidade da água de beber. A água que chega às torneiras cuja qualidade é monitorada por amostras examinadas pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde desde as estações de tratamento até os diversos pontos da cidade – contém flúor na medida exata da necessidade de consumo (entre 0,6 e 0,9 milímetros por litro, em média).

Fonte: Prefeitura de Curitiba


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Bucal: municípios têm até 31/3 para aderir a programa de qualidade

Os gestores municipais e estaduais dispostos a promoverem a melhoria do atendimento prestado à população na área da saúde bucal têm até o dia 31 de março

Dental, por Redação

Especialista esclarece mentiras sobre saúde bucal

Chicletes faz mal, o dente do siso sempre tem que ser removido, limão faz mal para os dentes. Afirmações como essas sobre saúde bucal são feitas há anos, mas será que tudo é verdade? O dentista Hugo Roberto Lewgoy esclarece dúvidas sobre a saúde bucal.

Dental, por Redação

Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa

A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.

Dental, por Redação

Americanos não garantem a saúde bucal ideal para os filhos, aponta estudo

Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais.

Deixe seu Comentário:

=