Publicado por Redação em Dental - 09/12/2014 às 11:32:41

A cabeça das escovas pode interferir na proliferação de bactérias


Um estudo de Houston, no Texas, EUA, afirma que a má conservação das escovas de dente e o armazenamento inapropriado podem causar transmissão e aumento de bactérias significativas. As escovas elétricas foram comparadas através do design da cabeça. A pesquisa concluiu que o material de cabeças sólidas tem menos probabilidade de contaminação de bactérias do que as de cabeças ocas.

A análise do estudo foi realizada durante três semanas. Nesse período, os participantes da pesquisa utilizaram uma escova aleatória dentre três elétricas, creme dental sem antimicrobiano e não utilizou o enxaguante bucal. As cabeças ficaram expostas por cinco microrganismos comuns: streptococcus oral e espécies de fusobacterium, e o processo de escovação foi feito duas vezes por dia. As comparações da contagem de micróbios foram observadas entre os pesquisadores e apontaram que as escovas de cabeças sólidas retiveram menor grupo de bactérias.

A distinção do design da cabeça das escovas entre sólida e oca, geralmente não é encontrada na embalagem do produto. Segundo a professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, Donna Warren Morris, a melhor maneira de saber identificar o design de cabeça sólida é pela conexão com o corpo da escova de dente. Essas terão um espaço para conectar as duas partes, mas a maior parte será sólida próximo da cabeça e das cerdas.

Donna Morris afirma que alguns microrganismos podem ter ligação com doenças como câncer colateral e doenças cardiovasculares, por mais que ainda não haja nenhuma comprovação concreta de que a escolha errada da escova de dente possa causar futuros problemas de saúde pelo crescimento de bactérias no aparelho.

Fonte: www.apcd.org.br


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Conselho de Odontologia de SP alerta para falta de flúor na água

Quantidade encontrada nas amostras está abaixo do exigido. A adição da substância no tratamento da água é lei federal.

Dental, por Redação

Mito ou realidade: é preciso escovar o dente três vezes por dia?

Embora poucas pessoas questionem a importância de se escovar os dentes, muitas têm dúvidas em relação à frequência com que devem fazê-lo: seria necessário escovar a cada refeição, ou bastaria escovar uma ou duas vezes por dia?

Dental, por Redação

Coloque fim ao medo do dentista

Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis.

Dental, por Redação

7 curiosidades sobre o mau hálito

O mau hálito, chamado de halitose, gera um grande desconforto e constrangimento. Esse problema pode ter origens variadas. Quer saber o que pode causá-lo?

Deixe seu Comentário:

=