Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/04/2014 às 09:25:54

Deficit nutricional compromete saúde atual e futura, alertam especialistas

Muitas vezes, temos a convicção de que estamos comendo o que precisamos para sermos saudáveis. É como se, em qualquer situação, o bom e velho prato de arroz, feijão, bife e salada fosse suficiente para garantir a boa saúde.

Porém, nem sempre é assim: não são raros os casos em que o cardápio não supre toda a gama de nutrientes de que o organismo precisa.

"A deficiência nutricional é uma forma de desnutrição (subnutrição) caracterizada pela carência de elementos importantes ao corpo. Pode ser uma falta geral de várias substâncias ou de alguma específica. A de ferro, por exemplo, chamada de anemia ferropriva, é a mais comum", explica Flávia Barbosa, mestre e doutora em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

 Cada fase, uma demanda

Em alguns períodos específicos, como na gravidez, a urgência por nutrientes aumenta para permitir o desenvolvimento e o crescimento fetal. Na infância, a desnutrição no Brasil se revela desde o baixo peso até o comprometimento da performance física e intelectual e a vulnerabilidade às infecções. Tanto é que, nas ações públicas, pesquisas do governo revelam que 48,9% dos homens e 61,3% das mulheres com mais de 18 anos sofrem com o consumo inadequado de cálcio (de ferro, 4,8% e 12,6, respectivamente).

O excesso de proteínas e gordura pode resultar no aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos. As proteínas sobrecarregam fígado e rins, e a insuficiência de fibras altera o funcionamento desejável do intestino, facilitando a ocorrência de doenças graves como o câncer.

"Fatores sócio-econômicos como emprego, renda, acesso a alimentos, tabu alimentares, saneamento básico e serviços de saúde entram como gatilhos", salienta a nutricionista esportiva e ortomolecular Gabriela Zugliani, pós-graduada em Nutrição Ortomolecular.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS determina portabilidade especial de 4 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a portabilidade especial de carências para os clientes das operadoras All Saúde

Saúde Empresarial, por Redação

ANS analisa suspensão de 40 operadoras de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde (ANS) analisa a suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde por não apresentarem as garantias de atendimento estabelecidas pela resolução normativa 259, que entrou em vigor em dezembro de 2011

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo mostra 25% de adolescentes com risco de doenças cardíacas

Um em cada quatro jovens que passaram pela primeira fase de testes do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), conduzidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério credencia equipes em 20 estados

O Ministério da Saúde credenciou mais 682 Agentes Comunitários de Saúde, 104 Equipes de Saúde da Família e 155 Equipes de Saúde Bucal em 20 estados.

Saúde Empresarial, por Redação

Problemas na saúde não se resolvem apenas com mais dinheiro

Para o diretor da Fiocruz, é preciso investir em administração, para que os recursos disponibilizados cheguem à ponta do sistema

Deixe seu Comentário:

=