Publicado por Redação em Previdência Corporate - 13/12/2012 às 16:31:44
Declaração do IR terá ficha para doações em 2013
A declaração do Imposto de Renda de 2013 terá ficha específica para doações feitas pelo contribuinte. É a principal novidade no programa da declaração, segundo a versão beta liberada pela Receita Federal, disponível na internet até o dia 28.
A versão beta, usada para testes, ainda não é definitiva, segundo a Receita. O programa definitivo estará disponível em março de 2013. A versão em testes está no site da Receita.
Até este ano, as doações estavam na ficha "Pagamentos e doações efetuados".
Com a separação, haverá uma ficha para doações e outra para pagamentos. Esta última ganhou um código específico para pagamentos a corretores de imóveis.
Segundo a advogada Elisabeth Libertuci, do Libertuci Advogados Associados, essa exigência tende a facilitar a constatação pelo fisco de eventual recebimento em desacordo com o valor fiscal da operação, o que pode enquadrar o corretor no crime de lavagem de dinheiro.
Na ficha de doações efetuadas, os códigos 40 a 44 foram mantidos para as doações aos estatutos do Idoso, da Criança e do Adolescente, de incentivos à cultura, à atividade audiovisual e ao desporto -o limite global de dedução será de 6% do IR devido pela pessoa física.
Foram criados dois códigos (45 e 46) para as doações de incentivo ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), criados recentemente pelo Plano Brasil Maior.
Segundo essa lei, as doações para esses dois programas estão limitadas a 1% do IR devido. No total, todas as doações estarão limitadas a 7% do IR devido.
Fonte: primeiraedicao.com.br|13.12.12
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
O investimento pode ser feito com orçamento enxuto e garante participação na disputa de talentos com as grandes corporações
Previdência Corporate, por Redação
Segundo o Ministério da Previdência Social, a expectativa é que 26,5 milhões de pessoas recebam a primeira parcela, e a injeção de R$ 12 bilhões na economia
Previdência Corporate, por Redação
Dúvida do internauta: Sempre investi em um plano de previdência privada tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e, devido ao aumento da minha renda, mudei para a modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).
Previdência Corporate, por Redação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou nesta terça-feira (13), mais uma Agência da Previdência Sócia, desta vez, em Monte Santo de Minas, no sul do estado.
Previdência Corporate, por Redação
Da Redação (Brasília) No próximo dia 16 de setembro, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) da Previdência Social (MPS, INSS e Previc) completa quatro meses em funcionamento.
Previdência Corporate, por Redação
A partir de agora as empresas serão obrigadas a informar mensalmente a seus empregados o valor da contribuição previdenciária feita em seu benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Previdência Corporate, por Redação
A Mongeral Aegon lança o primeiro produto do mercado brasileiro de previdência com conceitos da sustentabilidade. Os planos Previdência Sustentável são os primeiros a permitir que pessoas acumulem recursos com a garantia de comprometimento com os requisitos da sustentabilidade.
Previdência Corporate, por Redação
Os cerca de 415 mil aposentados e pensionistas do Grande ABC estão otimistas e acreditam na isenção do IR (Imposto de Renda) para pessoas com mais de 60 anos.
Deixe seu Comentário: