Publicado por Redação em Dental - 07/11/2011 às 12:05:49

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental

Se consumidas em excesso, frutas ácidas são capazes de causar erosão nos dentes, desgastando-os a ponto de deixar a dentina exposta e comprometer sua estrutura. A conclusão é da tese "Avaliação do potencial erosivo de sucos de frutas tropicais brasileiras", da cirurgiã-dentista Adelsilene das Graças Cavalcanti Veras, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), ligada à Unicamp.

No trabalho, polpas de frutas muito comuns no Nordeste, como camu-camu, cupuaçu e umbu, diluídas em água, tiveram seu pH medido. Quanto menor o índice, mais ácido é o alimento ou bebida. A professora Cínthia Pereira Machado Tabchoury, orientadora da tese, diz que o resultado se aplica também a outras frutas ácidas, como limão, maracujá e abacaxi; a refrigerantes e até ao vinho. Ela frisa, porém, que o simples consumo não causa erosão. Há outros fatores, como a forma e a frequência de ingestão.

- Não há como precisar a frequência com que se pode tomar sucos ou comer frutas cítricas sem provocar a erosão. Mas pode-se tomar alguns cuidados: deve-se evitar, por exemplo, tomar o suco aos pouquinhos, ou bochechá-lo antes de engolir, o que é relativamente comum na literatura médica. O melhor é tomar ou comer tudo de uma vez - diz ela.

As características particulares de cada organismo também devem ser levadas em conta, acrescenta:

- Pessoas com pouca saliva são mais propensas a sofrer erosão dental, porque a saliva protege os dentes. Assim como aquelas que sofrem de patologias como o refluxo gastro-esofágico, em que o ácido dos alimentos volta à boca, ou bulimia, em que a pessoa provoca o vômito.

Segundo a especialista, bebidas com pH abaixo de 4 têm potencial para levar à erosão dental. Na pesquisa, a fruta com menor pH foi o umbu, com 2,5. No caso dos vinhos, diz Cínthia, o tinto tem pH em torno de 3,4, e o branco, de 3,7.

Para prevenir a erosão dental, é importante evitar escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidos, acrescenta ela. É preciso esperar ao menos meia hora antes de fazer a higiene:

- Isso porque o ataque do ácido dos alimentos aos dentes é instantâneo, e ele faz com que os minerais presentes na superfície dos dentes amoleçam. Se a pessoa usa a escova de dentes logo a seguir, acaba removendo estes mineirais. O melhor é esperar para que a saliva os reponha.

Cárie e erosão são diferentes. Enquanto a cárie é produzida por bactérias presentes em placas formadas sobre os dentes, a erosão só acontece onde não há placas. Estudos feitos no exterior estimam que 30% da população mundial tenha algum tipo de erosão dental, conta a professora Cínthia.

Fonte:http://www.paraiba.com.br|07.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Escova dental deve ser trocada após gripe, resfriado e infecção bucal

As escovas podem disseminar germes, fungos e bactérias

Dental, por Redação

Amil vende mais plano dental

Após interromper a venda de plano de saúde individual no mês passado, a Amil intensifica esforços para que os clientes desta modalidade de convênio médico adquiram também o seu plano dental.

Deixe seu Comentário:

=