Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/05/2013 às 17:01:08
Crédito deve ter expansão de 15,6% em 2013, aponta Febraban
Levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Federação Brasileira de bancos (Febraban) apontou que o crescimento do crédito deve ser de 15,6% em 2013. A pesquisa, realizada com 29 instituições financeiras, apontou ainda que para 2014 a alta deve ser de 15,6%.
Segundo a Febraban, os bancos acreditam que os sinais positivos na evolução do crédito nesse início de ano estejam ligados a melhora da inadimplência. A pesquisa aponta que as previsões são de redução na taxa de inadimplência, caindo para 5,3%, ante 5,5% na pesquisa anterior.
Com relação às atividades, os bancos esperam aceleração do ritmo de expansão econômica em 2013 e 2014, ante crescimento mais fraco de 2013, quando o Produto interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas) do Brasil cresceu apenas 0,9%. De acordo com a Febraban, "a retomada dos investimentos e do crescimento ainda não permitem vislumbrar uma tendência firme para o PIB, cujas projeções voltaram a recuar ligeiramente, para 3,0% em 2013 e 3,5% em 2014, de 3,1% e 3,6% na pesquisa anterior, respectivamente".
Já a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em 5,7% em 2013, acima do centro da meta (4,5%), segundo a pesquisa.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Contas do governo têm superavit de R$ 20 bilhões em janeiro
A economia do governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) para pagar os juros da dívida pública cresceu 46,5% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta sexta-feira
Após iniciar o dia no campo negativo, o Ibovespa inverteu tendência e opera em alta de 1,07% na tarde desta sexta-feira (3). O índice ganhou força após a divulgação do relatório de emprego dos EUA,
Bovespa deve ter 3º pior resultado da era pós Plano Real
O principal índice acionário da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) pode encerrar 2011 com o terceiro pior desempenho desde o início do Plano Real, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (29) pela consultoria Economatica.
Dilma cita construção civil como forma de estimular economia
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira (5) o investimento na área da construção civil para estimular a economia do país num momento de crise internacional.
Bovespa avança 2,56% e dólar oscila abaixo de R$ 1,80
O mercado brasileiro de ações sustenta a forte alta vista desde o início dos negócios desta quinta-feira, em meio a uma onda de otimismo global a respeito da crise europeia.


