Publicado por Redação em Dental - 19/03/2014 às 10:58:27

Cranberries podem combater candidíase

É comum dizer nos Estados Unidos que "comer uma maçã por dia mantém a saúde por toda a vida". Embora uma cranberry por dia não faça toda essa maravilha, pesquisadores pensam que uma substância encontrada na fruta possa, algum dia, manter a boca livre de candidíase.

De acordo com achados de um estudo laboratorial feito por cientistas na Universidade Rutgers e Universidade de Laval, no Quebec, Canadá, proantocianidinas tipo A da cranberry, ou AC-PAC, inibiram as propriedades causadoras da doença provocada pela Candida albicans. Um crescimento exagerado de C. albicans pode levar à candidíase bucal, uma doença popularmente conhecida como sapinho.

AC-PAC evitou a formação de biofilme na linha da gengiva e impediu a aderência da C. albicans às células epiteliais e aos discos de resina revestidos com saliva no estudo laboratorial. Uma vez que a infecção requer a aderência ao biofilme, preveni-lo pode diminuir as taxas de infecção, concluíram os cientistas.

Concluíram, também, que esses achados poderiam potencialmente levar a novas terapias para prevenção e tratamento da candidíase bucal.

A Associação Dental Americana possui materiais informativos públicos sobre doenças que afetam a cavidade bucal. Para informações sobre a maneira como medicações podem causar candidíase bucal, por exemplo, visite www.ada.org/6512.aspx?currentTab=1#.

Além disso, um artigo do Journal of the American Dental Association (jada.ada.org) publicado em julho de 2010 traz orientações para o paciente odontológico com diabetes sobre como reduzir o risco de uma infecção bucal por cândida.

Clique aqui para ver o arquivo de artigos da ADA.
    
Fonte: www.terra.com.br


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Inglês recupera parte da visão com implante de dente

Em uma cirurgia longa e rara, um britânico recuperou 40% da visão depois de um implante de córnea artificial feito a partir de um dente

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Deixe seu Comentário:

=