Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/04/2012 às 16:49:34

Corte dos juros: publicidade focada nas taxas mínimas confunde consumidor

A Proteste - Associação de Consumidores alerta os consumidores  que as taxas mínimas de juros anunciadas pelos principais bancos privados do País não serão oferecidas para todos, irrestritamente. Apesar da publicidade das instituições focar nos menores juros, eles são oferecidos apenas em situações específicas.

Profissionais da Proteste visitaram agências de bancos públicos e privados em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de abril. No HSBC, por exemplo, os pesquisadores tiveram dificuldade para obter simulação de financiamento para não clientes. O banco, por sua vez, explica que não é prática da instituição fazer financiamento para quem não é cliente.

Cuidado ao avaliar taxas
A pesquisa também mostrou que a maioria dos bancos exige a transferência da conta-salário para o banco, caso o interessado queira solicitar crédito na instituição. Além disso, para autorizar o crédito, leva em conta a renda e o histórico do cliente na hora de definir a taxa de juros a ser oferecida.

Isso quer dizer, basicamente, que o consumidor deve ter cuidado de avaliar bem as taxas de juros e não focar apenas na taxa mínima. O relacionamento que o cliente tem com o banco, o valor do crédito solicitado e as parcelas sempre influenciam na definição da taxa.

Os bancos também levam em consideração o tempo de conta que o cliente tem na instituição. É assim na Caixa Econômica Federal, por exemplo, onde a menor taxa para financiamento de veículos é de 0,89%. Já no Bradesco, a taxa mínima de 0,97% só é válida no caso de o cliente dar entrada de 50% do valor do carro e fizer o parcelamento em, no máximo, seis meses.

A assessoria do Bradesco explica que os empréstimos e financiamento, de fato, são analisados caso a caso, e a taxa mínima vai depender dos fatores aqui mencionados.

Financiamento
A Proteste, inclusive, para verificar a situação enfrentada pelo consumidor, simulou um financiamento de um Gol GV 1.0 Flex 4p 2011 zero quilômetros em 24 vezes nas cinco instituições que anunciaram redução em suas taxas para pessoas físicas.

Depois de fazer a simulação, a associação comparou as novas taxas encontradas com as observadas no mercado no segundo mês deste ano. Verificou-se que não houve mudanças significativas e, em alguns casos, inclusive, a taxa chegou a ser maior do que a verificada anteriormente.

“O cliente tem que ser proativo. Tem que provocar o banco. Isso vale tanto para quem já tem dívida ou quem vai fazer dívida. É preciso questionar o gerente sobre as reduções das taxas. O banco, para não perder cliente, vai reduzir a taxa”, enfatizou a Proteste.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda baixa de 3% para 2% previsão de alta do PIB em 2012

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quinta-feira (13) que o crescimento da economia brasileira deverá ficar em 2% neste ano, reduzindo a previsão anterior do ministério, de expansão de 3%. No começo deste ano, Mantega informava que o crescimento da economia seria superior a 4% no período.

Notícias Gerais, por Redação

CPMI aprova quebra de sigilo de governadores

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou por unanimidade a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e de mensagens eletrônicas dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa à inflação e eleva ao dólar em 2012, diz Focus

O mercado reduziu a estimativa para a inflação oficial (medida pelo IPCA) e elevou para o preço do dólar para este ano, segundo divulgação do boletim Focus desta segunda-feira (9).

Deixe seu Comentário:

=