Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/03/2014 às 10:06:29

Consumidores já podem verificar a qualificação de profissionais e estabelecimentos de saúde

Consumidores já podem verificar a qualificação de profissionais e estabelecimentos de saúde A partir desta sexta-feira, 21/03/2014, todas as operadoras de planos de saúde deverão divulgar à sociedade informações referentes à qualificação dos profissionais e estabelecimentos de saúde que fazem parte de suas rede credenciadas.

Se um médico possui especialização ou se um hospital possui certificado de Acreditação, por exemplo, o livro de convênio e a página da operadora na internet deverão ter o ícone relativo a esses atributos nas listas de sua rede prestadora de serviços de saúde.

A medida tem como objetivos ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários, destacar os atributos que diferenciam os prestadores e ainda estimular a adesão destes profissionais e estabelecimentos de saúde a programas que melhorem seus desempenhos e os qualifiquem.

A divulgação das informações sobre a rede assistencial deve seguir a padronização estabelecida pela ANS por meio de ícones dos atributos, especificados no anexo da Instrução Normativa nº 52, conforme modelos abaixo:

Prestadores de serviços hospitalares acreditados pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA)

20140321 Acba

Prestadores de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia e clínicas ambulatoriais acreditados pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), certificado concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SPBC/ML)

20140321 Apalc

Prestadores de serviços hospitalares e prestadores de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia e clínicas ambulatoriais participantes no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadore de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss) da ANS - Programa ainda em desenvolvimento.

20140321 Q

Profissionais de saúde ou pessoas jurídicas que prestam serviços em consultório com Residência

 

20140321 R

Exemplo de padronização em meio digital (sites das operadoras)

 

 

 

 

 

 

 

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo obriga planos de saúde a criar ouvidorias

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (3) que as empresas de planos de saúde serão obrigadas a implantar ouvidorias próprias para atender aos seus beneficiários.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS pode ter prazo máximo de 30 dias para atendimento

A Câmara analisa proposta que estabelece prazo máximo de 30 dias para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem exames diagnósticos e executem procedimentos necessários à saúde dos pacientes.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil gasta R$ 21 bilhões para tratar doenças relacionadas ao tabaco

O Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro. A constatação é do estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT),

Saúde Empresarial, por Redação

Apenas 747 hospitais filantrópicos são contratualizados no Brasil

A contratualização - espécie de acordo de prestação de serviço entre entidades públicas - no caso de compromisso entre secretárias estaduais e municipais;

Saúde Empresarial, por Redação

Agência adia regra que deixa demitido e aposentado ficar em plano de saúde

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) adiou a data em que vão entrar em vigor novas regras que preveem a manutenção do plano de saúde empresarial por aposentados e funcionários demitidos.

Deixe seu Comentário:

=