Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/06/2011 às 10:55:13

Alemanha suaviza discurso sobre novo pacote de ajuda para a Grécia

SÃO PAULO - As declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, Nicolas Sarkozy, sobre a crise na Grécia mostram que as lideranças das duas principais economias da Europa buscam um discurso alinhado entre si e com o BCE (Banco Central Europeu).

Nesta sexta-feira (17), Merkel e Sarkozy realizaram uma conferência de imprensa em Berlim. As declarações de ambos foram, de modo geral, bem recebidas pelo mercado, com os índices de ações da região e o euro recuperando parte das perdas recentes.

Alemanha alivia discurso
O impasse entre a Alemanha e o BCE sobre a participação dos investidores privados num novo pacote de resgate para a Grécia - defendida pelos alemães e rechaçada pela autoridade monetária - perdeu força após as declarações de Merkel nesta sexta-feira.

Segundo a chanceler alemã, seu país vai trabalhar em conjunto com o BCE, defendendo a participação dos investidores privados de modo voluntário num novo pacote de resgate para os gregos.

Nesse sentido, a líder da Alemanha avalia que a iniciativa de Viena, que em 2009 estimulou credores a participar de resgates por meio da compra de obrigações, constitui uma boa base para a participação dos credores privados da dívida grega no novo resgate. Além disso, Merkel também elogiou os esforços do primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, e pediu para a oposição grega apoiá-lo.

Condições
O presidente francês cita algumas condições básicas para a participação dos investidores privados no novo pacote de auxílio para a Grécia. Primeiro, a necessidade que tal participação seja voluntária, evitando assim criar aglo que poderia ser entendido como um calote da dívida.

Depois, Sarkozy apontou ainda para a necessidade de que se tenha o apoio da autoridade monetária da Zona do Euro e que os termos do novo auxílio sejam acertados rapidamente. Desta forma, o presidente francês indica a necessidade de que as conversas acerca do tema cheguem a um consenso o mais rápido possível.

Na mesma linha, mas sem estabelecer um prazo para que um novo pacote de auxílio seja finalizado, a chanceler alemã afirmou que quanto mais rápido a crise for resolvida, melhor.

Fonte: web.infomoney.com.br | 17.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Nove em cada dez brasileiros acham que escola integral é necessária

Uma pesquisa nacional feita pelo Datafolha revelou que nove em cada dez brasileiros consideram escola em período integral necessária para a educação das crianças. 

Notícias Gerais, por Redação

MetLife e Curriculum firmam parceria

A partir deste mês, os mais de sete milhões de usuários da Curriculum vão contar com produtos da MetLife. Serão oferecidos serviços diferenciados que incluem coberturas como Diária de Internação Hospitalar,  

Notícias Gerais, por Redação

Será difícil ganhar dinheiro sem assumir riscos, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a redução dos custos dos investimentos e de capital no país, por meio de cortes nos juros, tende a canalizar recursos não mais para financiar a dívida pública, mas sim para a atividade produtiva.

Notícias Gerais, por Redação

Nível de inadimplência do consumidor deve melhorar no próximo semestre

Em maio de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13).

Notícias Gerais, por Redação

Saúde: projeto exime sindicato de cumprir exigências legais

O deputado Edmar Arruda (PSC/PR) apresentou projeto de lei que altera o texto da Lei 9.656/98, a qual dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

Notícias Gerais, por Redação

Governo teme contração da economia no fim do ano

O governo avalia que a economia brasileira passa por um momento de turbulência

Notícias Gerais, por Redação

Greve dos bancários entra no segundo dia; veja o que fazer

A greve dos bancários segue hoje sem perspectiva à vista de acordo entre patrões e empregados.

Deixe seu Comentário:

=