Publicado por Redação em Vida em Grupo - 05/12/2013 às 12:12:30

Consumidor ainda desconhece real valor do seguro de vida

Somente 5% dos brasileiros compram seguros de vida voluntariamente e 7% estão cobertos por meio do pacote de benefícios das empresas em que trabalham. “O porcentual está bem abaixo da saúde suplementar, que alcança mais de 40% da população”, aponta o especialista em vendas, José Franco Pagano.

Apesar da baixa penetração do seguro de vida, Franco defende que o mercado de seguros está pronto para crescer, de modo a atender as demandas de mais de 50 milhões de brasileiros que compõem a nova classe C, desde que supere problemas de comunicação com os clientes.

“Temos ótimas seguradoras, excelentes produtos, um conjunto de coberturas eficientes e preços equilibrados. A dificuldade está na diversidade do discurso dos canais de distribuição, incluindo corretores, bancos, lojas de varejo, operadores de telemarketing e, agora, a web, que não conseguem a confiança dos consumidores sobre os reais benefícios do produto”, enfatiza Franco.

Nesse contexto, ele reforça que as pessoas nem sempre sabem bem o significado de possuir um seguro de vida, desconhecendo efetivas coberturas e riscos excluídos. “A grande maioria ignora, por exemplo, que a omissão de doenças pré-existentes ou o suicídio no prazo de carência de dois anos podem acarretar em negativas de indenização, só para ficar em dois exemplos práticos”, explica.

Além disso, o público não está apto para aquisições do produto pela internet, sem a consultoria especializada de um corretor de seguros, correndo o risco de comprar um pacote de proteção inadequado às suas necessidades.

O cenário é bem diferente daquele verificado nos países desenvolvidos, onde o seguro de vida costuma ser o carro chefe do setor, tanto que, em geral, o mercado é dividido em Vida e Não-Vida, como acontece nos Estados Unidos.

“Nos últimos cinco anos, já verificamos maior conscientização e esforço do mercado para simplificar os contratos e ampliar o entendimento dos contratos. É assim que o seguro de vida pode viver um período de forte expansão no Brasil, se a economia conseguir manter a inflação sob controle, bem como emprego e renda estáveis, tendo em vista que a aquisição dos seguros de pessoas está ligada com a capacidade de planejamento financeiro das pessoas”, conclui Franco.

Fonte: CQCS


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Novo balanço sobre o monitoramento das operadoras de planos de saúde

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgaram nesta terça-feira (20/08) os resultados do 6º ciclo de monitoramento sobre o cumprimento das regras de atendimento pelas operadoras de planos de saúde. 

Vida em Grupo, por Redação

Dilma autoriza IRB Brasil Re a aumentar capital em até R$ 202 milhões

Mais um passo para a desestatização do IRB, que mantém a preferência de 40% dos negócios de resseguros do Brasil garantidas pela regulamentação do setor.

Vida em Grupo, por Redação

Surge a primeira microsseguradora

A Newprev Previdência Privada é a primeira empresa a declarar à Susep a sua intenção de operar como sociedade microsseguradora nos ramos vida e de danos.

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é 3º que mais cresce em seguros de vida no mundo

O Brasil é o terceiro país que mais apresentou crescimento na indústria de seguros de vida em 2011, segundo levantamento divulgado pelo grupo Swiss Re.

Vida em Grupo, por Redação

Seguros pessoais podem se beneficiar da queda de juros

Embora a tendência de queda de juros possa trazer impactos à rentabilidade das seguradoras, o setor deve continuar em crescimento neste ano.

Vida em Grupo, por Redação

Resseguros devem aumentar em R$ 2 bi

Exploração no pré-sal e eventos mundiais devem estimular esse mercado até 2015, diz CNSeg

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de pessoa cresce mais que o de veículos

A venda de seguros de pessoas segmento que envolve seguros como cobertura de acidentes pessoais, de vida ou por invalidez e seguros imobiliários é o mais vendido no País, superando os seguros de saúde e até o de automóveis.

Deixe seu Comentário:

=