Publicado por Redação em Dental - 21/03/2012 às 11:48:08

Americanos não garantem a saúde bucal ideal para os filhos, aponta estudo

Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais. Um estudo realizado nos Estados Unidos pela MetLife, juntamente com o IBOPE Zogby International, revelou que muitos pais não estão seguindo as recomendações de escovação, uso de fio dental e outros hábitos que garantem a saúde bucal ideal para seus filhos.
 
Cerca de metade (47%) dos pais pesquisados não conversaram com o pediatra sobre a dentição de seu filho. "Os pais deveriam saber mais sobre como a saúde bucal de seus filhos pode afetar a saúde geral", disse o Dr. David Guarrera, cirurgião-dentista e vice-presidente da MetLife Produtos Odontológicos nos Estados Unidos. "Com a ajuda do seu dentista, os pais podem tomar algumas medidas simples para introduzir hábitos saudáveis de higiene bucal logo nos primeiros anos de vida e assim aumentar a proteção dos dentes de seus filhos".
 
De acordo com o estudo, 42% dos entrevistados disseram que seus filhos escovam os dentes ou a gengiva uma vez por dia ou menos, e quase metade (45%) afirma que seus filhos nunca usaram fio dental. "O conceito de limpeza e escovação dos dentes deveria ser passado às crianças logo nos primeiros anos de vida. Assim que o dente desponta, os pais devem escovar os dentes da criança, ao menos, duas vezes por dia usando escova de dentes infantil e água", afirma Dr. Guarrera. Segundo a Associação Odontológica Americana, os pais devem começar a usar o fio dental nos dentes das crianças assim que existir dois dentes lado a lado, para remover a placa onde a escova não chega.
 
Mais da metade dos pais (60%) disse que seus filhos comem doces pelo menos uma vez por dia. É preciso estar consciente e ter cuidado com a frequência que seus filhos comem doces e o tipo de comida que consomem. Além disso, se os pais não puderem escovar os dentes da criança depois que ela come doces é muito importante que pelo menos elas façam um bochecho.
 
Cerca de 25% dos entrevistados não levou seu filho ao dentista no último ano para um exame bucal. Quando perguntados sobre a periodicidade na qual a criança deve ir ao dentista, cerca de um terço (35%) disse que uma criança de cinco anos ou menos deve ir ao dentista menos de duas vezes por ano, ou não tinham certeza qual seria a frequência.[2]
 
"Recomenda-se que a criança vá ao dentista nos primeiros seis meses depois que o primeiro dente aparece, mas nunca depois do seu primeiro aniversário", afirma Dr. Guarrera. Mais dois terços dos pais pesquisados afirmaram que seu filho tinha dois ou três anos quando foi pela primeira vez ao dentista. O dado aponta que, embora 72% dos entrevistados tenham incluído seus filhos na apólice do seguro odontológico entre o nascimento e o primeiro aniversário, apenas 16% realmente levou a criança ao dentista antes do primeiro aniversário.

Fonte: segs


Posts relacionados

Dental, por Redação

Aparelho ortodôntico ideal para adultos

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões.

Dental, por Redação

Falta de saliva dá mau hálito

A saliva tem o papel fundamental na saúde bucal. Além de lubrificar a cavidade oral e a mucosa que vai até a faringe, ajuda na formação do bolo alimentar, na mastigação e deglutição e ainda é composta por substâncias que protegem o trato digestivo contra bactérias.

Dental, por Redação

O mau hálito, ou halitose, atinge 30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial, de acordo com a ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Dental, por Redação

Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda

 Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.

Dental, por Redação

Saiba o que é a odontohebiatria

A adolescência é uma fase delicada, e todo cuidado é pouco para fazer a abordagem certa aos meninos e meninas que estão descobrindo mais sobre a vida e se despedem da infância.

Dental, por Redação

Quem repara num sorriso bonito?

Ainda mais se o rosto tem uma pele bem tratada, moldurados por lábios bem delineados que formam um conjunto perfeito, mas isso tudo passa longe de ser uma simples preocupação estética para ser uma questão de saúde.

Dental, por Redação

Perdi um dente, e daí?

Não subestime a importância de cada dente na qualidade do seu sorriso. Até mesmo os dentes que ficam na região posterior de nossa boca são importantes.

Deixe seu Comentário:

=