Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/09/2012 às 17:47:37

Consigo sacar a previdência privada fechada antes do prazo?

Internauta tem plano de previdência privado patrocinado pela empresa e pergunta se poderia resgatar sacar o valor investido antes do prazo de resgate

Dúvida do internauta: Tenho um plano de previdência privada fechada (PGBL) que está em uma empresa que me desliguei há seis anos. Pelas regras do plano, eu só me torno apto resgatar o valor aos 55 anos, portanto faltam ainda três anos. Estou em dificuldades financeiras e por isso pergunto: existe alguma forma de sacar o saldo que está em conta, sendo que este saldo se divide entre participante e patrocinadora? Efetuando a portabilidade, os bancos dizem que devo deixar o valor investido por pelo menos 15 anos, isto está correto? Dado o cenário, qual seria a melhor alternativa para eu me capitalizar?

Resposta de Fernando Meibak*: 

Os fundos de previdência fechados de empresas corporativas têm regras que estabelecem as condições para que os participantes possam sacar os recursos depositados pela patrocinadora do plano. Pelo que você comenta, você somente poderá sacar em três anos. Precisaria conhecer melhor os detalhes de seu plano, mas você deve evitar ao máximo perder os direitos de sacar os valores depositados pela empresa. É um benefício muito importante! Em geral, não há restrições para você sacar os recursos que você depositou.

Não há a possibilidade de sacar recursos dividindo entre parcela do participante e parcela da patrocinadora se você está num período que não permite saques. Se seu plano permitirá a você sacar todos os recursos aos 55 anos, não vale a pena você pensar em portabilidade. Para que você consiga captar recursos, as melhores linhas de crédito no mercado para pessoas físicas são: crédito consignado, financiamento de veículos e crédito pessoal. Muito cuidado com endividamento! 

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Como declarar previdência privada no imposto de renda

Para quem investe em previdência privada via PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), chega a hora de aproveitar a dedução de até 12% sobre a renda tributável. Para ter acesso ao benefício, é preciso optar pelo modelo de declaração completa.

Previdência Corporate, por Redação

Governo adia vigência da nova previdência dos servidores públicos

O Ministério da Previdência Social adiou para segunda-feira o início da vigência da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) - o no

Previdência Corporate, por Redação

Acordo previdenciário entre Brasil e Japão entra em vigor nesta sexta

O acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão passou a valer nesta sexta-feira (16). A medida beneficiará 230 mil brasileiros que residem no Japão e 80 mil cidadãos japoneses que vivem no Brasil.

Previdência Corporate, por Redação

INSS: revisão de fator pode dar até R$ 17 mil a aposentados

As pessoas que pediram a aposentadoria entre novembro de 1999 e dezembro de 2004, tendo o fator previdenciário acima de 1, podem pedir a revisão do benefício. De acordo com o advogado Diego Franco Gonçalves, do escritório Francisco Rafael Gonçalves, os atrasados podem chegar a R$ 17.400.

Previdência Corporate, por Redação

Presidente do Senado se mostra

Durante reunião nesta quarta-feira (9), o presidente do Senado, José Sarney, assim como o presidente da CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o relator do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostraram-se simpáticos à proposta de aumento dos aposentados e pensionistas.

Deixe seu Comentário:

=