Publicado por Redação em Previdência Corporate - 10/10/2013 às 10:17:12

Pago taxa de 2% na previdência; troco pelo Tesouro Direto?

A preocupação com previdência, ou seja, se preparar para o futuro, vem crescendo no Brasil nos últimos tempos, felizmente. É muito importante que as pessoas tenham a disciplina de poupar mensalmente, investindo os recursos em produtos de longo prazo.

Os planos de previdência privada (PGBL e VGBL) vêm apresentando grande crescimento no mercado financeiro. Tenho alertado muitas pessoas para os cuidados com esses investimentos, pois os planos de previdência destinados às pessoas físicas em geral têm taxas de administração muito elevadas, corroendo de forma significativa os rendimentos dos recursos no longo prazo.

Seu caso se enquadra nessa categoria. A taxa de 2% ao ano de administração é muito elevada. A taxa de saída de 3% é outra penalidade dura. E o benefício fiscal não é muito relevante, pois o imposto de renda que você deixa de pagar no presente é postergado. Ou seja, você irá pagar no futuro, quando resgatar os recursos.

Investindo no Tesouro Direto você terá custos muito menores. Recomendo, sim, que você migre para esse sistema. Invista em Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), de longo prazo. A recomendação para quem tem menos de 35 anos é escolher papéis que vençam depois de 2040. O momento é muito bom para a aquisição desses títulos, por sinal.

Continue com sua disciplina mensal de investimentos.

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: Revista Exame


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência deve colocar sistema de consultas em site

Após reunião com o presidente do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), Manuel Dantas, a presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário)

Previdência Corporate, por Redação

Aposentado que recebeu atrasados terá que refazer IR

INSS emitiu comprovante de rendimento com dados errados para quem ganhou ação em 2102. Segurado precisa retificar declaração

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social: por dentro dos direitos e deveres

O brasileiro investe muito de sua vida trabalhando. E, quando sua contribuição profissional chega ao fim, o descanso é mais que merecido. No entanto, muitos sequer conhecem as peculiaridades que envolvem os benefícios previdenciários.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência muda dia de depósito

Com os bancos estarem fechados a partir de hoje por causa do recesso de fim de ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará o depósito dos benefícios dos que recebem acima de um salário mínimo a partir da próxima segunda-feira.

Previdência Corporate, por Redação

Governador descarta privatizar a previdência do Estado

O Palácio Piratini estuda alternativas para um novo projeto de reforma da previdência estadual que será enviado em 2012 à Assembleia Legislativa. Uma das possibilidades é a criação de uma previdência complementar,

Deixe seu Comentário:

=