Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/11/2012 às 09:05:30

Confiança do Comércio evolui favoravelmente em outubro

Em outubro, pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas evoluiu favoravelmente. A média do trimestre findo em outubro ficou apenas 0,7% inferior à do mesmo período do ano anterior, contra uma queda de 3,1% observada em setembro na mesma base de comparação.

Entre setembro e outubro, o Indicador Trimestral do ICOM avançou de 128,0 para 130,6 pontos, nível próximo ao da média histórica, de 130,8 pontos. O resultado sinaliza que o setor entra o quarto trimestre de 2012 em ritmo aquecido. A evolução mostrou-se favorável nos cinco principais segmentos pesquisados.

No Varejo Restrito, a variação interanual passou de -2,3%, no trimestre findo em setembro, para -1,1%, em outubro de 2012; no Varejo Ampliado, as taxas evoluíram de -3,0% para -1,2% no mesmo período.

O segmento Veículos, motos e peças avançou pelo quinto mês consecutivo, ao passar de -2,7% para 0,3%, entre setembro e outubro; em Material para Construção, as variações passaram de -8,0% e -3,6%, respectivamente, no mesmo período. No Atacado, as taxas foram de -3,1% e 0,9%, respectivamente.

Houve avanço em 13 dos 17 segmentos pesquisados. No Varejo Restrito, segmento que mais avançara nos meses anteriores, houve melhora em cinco de nove segmentos; no Varejo Ampliado - que inclui Veículos, motos e peças e Material para Construção - em nove de 13 segmentos. Já o Atacado registrou melhora nos quatro segmentos pesquisados, mantendo a tendência de seguir com algum atraso os avanços do varejo.

O aumento relativo do ICOM decorreu, na percepção dos empresários do comércio, tanto em relação à demanda no momento atual quanto nas expectativas para os meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) médio do trimestre findo em outubro ficou 0,8% inferior ao do mesmo período do ano anterior; em setembro, a variação havia sido de -2,2% na mesma base de comparação. Na média do trimestre findo em outubro, 20,9% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 18,5%, como fraca. No mesmo período de 2011, estes percentuais haviam sido de 20,7% e 17,5%, respectivamente.

Na comparação com o ano passado, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -3,7% para -0,5% no período. Os dois quesitos integrantes do IE-COM contribuíram na melhora da comparação interanual. O Indicador Trimestral das vendas nos três meses seguintes avançou de -2,9%, em setembro, para -0,4%, em outubro. Já o indicador da tendência dos negócios nos seis meses seguintes passou de -4,5% para -0,7%, no mesmo período.

 Fonte: JB


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC: 80% dos empréstimos de cooperativas são feitos por homens

As cooperativas de crédito têm R$ 30,3 bilhões emprestados a 1,49 milhão de cooperados. Os dados são do levantamento Perfil das Pessoas Físicas Tomadoras de Operações de Crédito nas Cooperativas Brasileiras, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Corretoras de seguros focam em negócios de infraestrutura

As principais corretoras de seguros e resseguros do país têm olhado o aumento dos investimentos em infraestrutura para balizar suas estratégias de expansão para os próximos cinco anos. A

Notícias Gerais, por Redação

Consultoria britânica reduz projeção de PIB brasileiro para 1,7%

A consultoria britânica Capital Economics reduziu suas projeções para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2012 e 2013, citando a perspectiva de desaceleração na China,

Notícias Gerais, por Redação

Welcome to Brazil: saiba como conseguir emprego após temporada no exterior

A crise internacional tem feito com que muitos brasileiros retornem ao Brasil após uma longa temporada. De acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 174.597 pessoas voltaram ao Brasil em 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Três pessoas morrem em atentado na Turquia; feridos são 15

Três pessoas morreram no atentado na capital turca Ancara, que deixou também 15 pessoas feridas, nesta terça-feira, segundo informou o ministro do Interior, Idris Naim Sahin. O balanço anterior contava apenas 15 feridos.

Deixe seu Comentário:

=