Publicado por Redação em Mercado - 03/08/2022 às 10:49:50

Como se divertir mais com sua equipe



A maioria dos líderes que conheço se sente esgotada ao lidar com as pressões de gerenciar equipes e entregas. Esse estresse não afeta apenas o gestor, mas também sua equipe. Se seu time se sente desmotivado, existem maneiras de trazer a diversão de volta ao local de trabalho – para além de festas ou happy hours no Zoom.

Isso não apenas deixa sua equipe mais feliz, mas desbloqueia a criatividade e cria um ambiente de trabalho mais saudável e alegre.

Aqui estão algumas ideias de como levar diversão para a equipe.

Preste atenção em como você lidera
Sua equipe sempre vai agir da forma como eles veem você se comportar. Você está se divertindo? Você está dando espaço para os outros serem eles mesmos? Pense em seu comportamento e ações em reuniões com seus colegas. Faça estas perguntas:

Pergunto às pessoas como elas estão?
Pergunto às pessoas o que elas pensam?
Quando foi a última vez que eu ri?
Quando foi a última vez que a equipe riu?
Estou permitindo que todos sejam eles mesmos?
O que temos feito como equipe ultimamente fora do trabalho?

Como líder, é seu trabalho reconhecer cada membro da equipe como uma parte valiosa do grupo. Cada pessoa deve sentir que pertence à equipe para que ela seja coesa. Um time saudável é mais divertido, criativo e tem melhores resultados.

Adicione cinco minutos de diversão na rotina
Sua equipe pode estar sob muita pressão para atingir números ou terminar um projeto, e é seu trabalho garantir que eles estejam bem. Você pode sentir que “não tem tempo” para se divertir quando está perto de prazos importantes. No entanto, esse é o momento em que você mais precisa de diversão no trabalho.

Não precisa ser nada demorado, você pode adicionar pequenos momentos à rotina que não prejudiquem a performance da equipe. Em períodos de muita pressão, tente ficar – ou parecer – despreocupado. Sorria, conte uma piada em uma reunião, faça o que puder para aliviar a tensão. Esses pequenos momentos de leveza darão mais energia à equipe.

Apoie-se em alguém
Você não precisa assumir toda a responsabilidade de ajudar a equipe a se divertir no trabalho. Em quem você pode se apoiar? Se você tiver um “número dois”, considere pedir apoio para aumentar o moral da equipe. Você pode fazer perguntas como:

Como você acha que a equipe está indo?
Eu sei que estamos em um momento difícil e todos estão se sentindo esgotados – o que está acontecendo?
Existe uma pessoa específica que devemos ajudar a se divertir mais?
O que podemos fazer para ajudar a equipe a se divertir mais?
Qual atividade você pode conduzir para ajudar a equipe a se divertir?

Atenda às necessidades da equipe
Quão duro você tem sido com sua equipe? Quando está sob pressão, você pode não perceber se ficou alheio às necessidades reais deles. Digamos que alguém pediu um dia de folga – você olhou sem expressão e soltou um “sim”.
Esse membro da equipe pode se sentir ainda mais desmotivado do que se você tivesse acabado de dizer “não”.

Dê ao time alguma margem de manobra, deixe que eles façam seus próprios horários com o entendimento de que o trabalho deve ser realizado independentemente disso.

Considere os benefícios de longo prazo de permitir que sua equipe tenha mais espaço para se divertir fora do trabalho.

Fale com seu time
Você não precisa ler mentes para descobrir o que seria divertido para a sua equipe. Agende uma rápida reunião de brainstorming com o seu pessoal. Antes da reunião, prepare a equipe: envie um email pedindo a todos que pensem em uma atividade que achariam divertida. Certifique-se de que todos entendam que devem vir preparados para compartilhar ideias. Dessa forma, você faz da diversão um esforço de equipe.

Esqueça o “tudo ou nada”
Não se iluda pensando que toda reunião tem que ser uma festa, ou que se sua equipe não rir toda vez que vocês se reunirem, algo está errado. Se divertir não significa performar em todas as reuniões.

Se ninguém se divertir por uma semana, tudo bem — às vezes você tem apenas que aguentar a rotina e terminar o trabalho. Basta estar ciente: em pequenos intervalos de tempo, olhe para o calendário. Acabaram de passar duas semanas com tudo muito sério? Procure momentos de descontração para interagir com a equipe.

Interações mais leves podem ajudar no desempenho geral. Isso não significa que você se tornou um comediante de stand-up, sempre divertido. Pense em coisas simples que você pode fazer para adicionar mais diversão às interações do seu time.



Fonte: Forbes


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=