Publicado por Redação em Mercado - 12/02/2025 às 08:10:35

Mais de 40% dos profissionais pretendem mudar de carreira, diz pesquisa

Em meio a um mercado de trabalho aquecido, 42% dos profissionais brasileiros têm a intenção de mudar de carreira em 2025. Os dados são de uma pesquisa exclusiva para a CNN da plataforma Catho.

O estudo realizado com mais de cinco mil pessoas no Brasil destaca que esse desejo de migrar de área é mais forte entre pessoas de 26 a 35 anos, indicado por 46% deles.

Na outra ponta, os trabalhadores acima de 66 anos e os menores de 18 anos são os que menos pretendem realizar uma troca de carreira neste ano.

Atualmente, a taxa de desocupação no Brasil se encontra no menor patamar da série histórica iniciada em 2012, a 6,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os dados mais recentes.

Fabio Maeda, diretor de vendas B2C, marketing e produtos da Catho, diz que os profissionais buscam alinhas suas aspirações pessoas e relacionadas ao mercado de trabalho a novas oportunidades.

“Vemos que o desejo de migrar de área é mais intenso entre os profissionais em fases cruciais da carreira, como aqueles entre 26 e 35 anos, que frequentemente estão buscando crescimento ou maior satisfação profissional”, avaliou Maeda.

A qualidade de vida lidera a lista de razões que motivam a transição de carreira, apontado por 42,7% dos respondentes.

Já o plano de carreira e aumento salarial aparecem logo depois, seguidos pela busca por um ambiente de trabalho saudável e novos desafios.

Mesmo assim, a pesquisa revela que a muitos profissionais apontam desafios em transformar a jornada profissional.

A falta de qualificação para atuar em uma nova área é citada por 35% dos participantes, enquanto a insegurança financeira durante a transição preocupa 12%.

Fonte: CNN


Posts relacionados

Mercado, por Redação

Raro e bem pago, esse profissional está na mira das empresas – e ganha até R$ 35 mil

Com alta demanda e poucos especialistas, profissionais de IA desfrutam de salários elevados, benefícios competitivos e amplas oportunidades de crescimento; veja como se tornar um

Mercado, por Redação

Taxa de Desemprego no Brasil Cai a 6,6%, Patamar Mais Baixo desde 2014

O mercado de trabalho brasileiro tem se mantido aquecido ao longo deste ano, mantendo a taxa de desemprego em níveis historicamente baixos.

Mercado, por Redação

Liderança feminina avança, mas “degrau quebrado” impede mais promoções

Participação de mulheres em cargos executivos cresceu de 17% para 28% nos oito últimos anos. Agora, a principal barreira é a promoção para o primeiro cargo de gestão.

Deixe seu Comentário:

=