Publicado por Redação em Vida em Grupo - 13/08/2013 às 14:11:01
Como os corretores podem diminuir os custos tributários
	Segundo o advogado Andre Fausto Soares, da A. Fausto Soares Advogados pelo fato de ainda não ter havido alguma alteração legislativa sobre o assunto, o recomendado é que as corretoras de seguros ingressem no Poder Judiciário para que possam obter uma autorização judicial (tutela antecipada ou medida liminar) que permita o recolhimento pela nova alíquota de 3% do COFINS.
	“Sem essa autorização judicial, nada impediria que fossem autuados pela Receita Federal. Os tributos em questão, quais sejam: CSLL e COFINS, são federais, disciplinados em todo território nacional. Portanto, os profissionais tem o direito de recolherem pela menor alíquota”, ressalta ele.
	Em resposta ao questionamento da corretora Rita Campos, da Ria Campos Corretora e Adm de Seguros LTDA, em relação ao momento e como fazer para solicitar a restituição quinzenal dos tributos pagos até a presente data, ele aconselha que em pese existência das decisões favoráveis no STJ, não é recomendado que as corretoras de seguros, neste primeiro momento, realizem recolhimento pela nova alíquota.
	“Isso porque nada impede que algum fiscal da receita autue esta empresa, justamente por não haver legislação específica que autorize a aplicação da alíquota menor. Logo, é importante conseguir mediante uma autorização judicial, a tutela antecipada ou medida liminar que permita esse recolhimento pela nova alíquota. A fim de inibir, portanto, eventuais autuações fiscais”, completa.
	Vale ressaltar, que as corretoras de seguros estão enquadradas no regime ordinário (comum) de tributação destinada às demais empresas, COFINS: alíquota de 3% incidente sobre o Faturamento e CSLL: alíquota de 9% incidente sobre lucro líquido da empresa.
	Fonte: cqcs
                    	
		            
                        		            Posts relacionados
Crise na economia não emperra crescimento do seguro
	O mercado de seguros manteve em maio a tendência de forte expansão, que vem se consolidando desde o início do ano, mesmo diante dos problemas que o país enfrenta na economia, com recrudescimento da inflação e crescimento econômico emperrado.
                                    7 dicas para contratar um seguro sem sair de casa
	Veja alguns cuidados que devem ser tomados ao cotar e contratar seu seguro em uma corretora online
                                    Seguradora brasileira planeja levar a Cuba novo microsseguro
	Especializada em microsseguros para baixa renda, a brasileira Capemisa entrou com pedido para abrir uma seguradora em Cuba.
                                    Setor de seguros acorda para pequenas empresas
	Com o aumento do número de pequenas e médias empresas no país, outro mercado também cresce: o de seguros para essas companhias.
                                    Zurich Seguros expande sua atuação e foca Vida e Previdência Privada no Brasil
A Zurich Seguros irá patrocinar a 38º Edição do CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), que ocorre nos dias 13, 14, 15 e 16 de Agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
                                    Microsseguro ganha força no mercado
O projeto para democratização de microsseguros do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre acaba de ser selecionado pela Federação Interamericana de Seguradoras (Fides) como um dos 10 projetos-piloto na área a terem a implantação subvencionada pela entidade.
                                    

