Publicado por Redação em Previdência Corporate - 28/01/2013 às 15:30:25

Como começar a investir em previdência privada?

Dúvida do internauta: Trabalho em uma empresa privada e não possuo previdência privada. Gostaria de começar a investir em uma, com uma pequena parcela do meu salário por mês. Quais previdências privadas vocês indicariam e qual seria um percentual do salário bom para investir por mês?

Resposta de Fernando Meibak*:

É importante que você se preocupe com o futuro e tenha planos de investir recursos.

Os planos de previdência são um mecanismo de investimento de longo prazo. Os recursos por você depositados serão alocados em renda fixa e/ou renda variável pela instituição financeira administradora do plano. Os produtos de previdência privada destinados ao público em geral apresentam custos ainda muito elevados no Brasil. O principal custo é representado pela taxa de administração.

Há alguns jornais que divulgam dados sobre fundos diariamente. Neles você pode buscar o campo onde estão listados os fundos de previdência e avaliar as rentabilidades e taxas de administração dos fundos.

Há fundos administrados por boas instituições financeiras, com taxas de administração interessantes, ao redor de 1% ao ano. Não recomendo produtos que tenham mais que 1% de taxa anual. Nesses casos, é melhor você mesmo investir os recursos no longo prazo.

Quanto à pergunta final, de percentual do salário, respondo que depende da sua idade e das reservas já acumuladas. Uma regra simples: sua idade dividido por 2. Ou seja: se tem 30 anos, deve poupar mensalmente 15% do salário; se tem 40, poupe 20% do salário, e assim por diante.

Invista em seu futuro!

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br

 


Seguro Educacional

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR 2012: declaração com atraso já pode ser entregue à Receita

O contribuinte que por algum motivo não enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física dentro do prazo (encerrado às 23h59 do dia 30 de abril) já pode, desde as 8h desta quarta-feira (2), enviar a declaração à Receita Federal.

Previdência Corporate, por Redação

Estado tem lei para a previdência complementar

O governador Geraldo Alckmin sancionou ontem a lei propondo a criação de um sistema complementar de previdência para os servidores estaduais, conforme disposto na Constituição Federal.

Deixe seu Comentário:

=