Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/03/2015 às 11:42:58

Combine planejamento, humildade e empenho para o sucesso de sua empresa

Quando a gente abre uma empresa quer (porque precisa) garantir ou melhorar nossa sobrevivência. Por isso, em vez de nos focarmos apenas nas expectativas de sucesso, deveríamos nos concentrar nas terríveis baixas vinculadas à iniciativa empreendedora.

De acordo com as pesquisas do Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), em média, pelo menos uma em quatro empresas abertas no Brasil encerram suas atividades em dois anos.

As principais dificuldades têm a ver com avaliação errada da concorrência, falta de pesquisa sobre as dificuldades burocráticas a serem superadas na cidade ou bairro onde se instala a empresa e "as características dos seus donos (o planejamento prévio à abertura, a gestão do negócio, atitude empreendedora, etc.)"

Como sempre tentamos fazer aqui, vamos chamar atenção sobre a atitude empreendedora. Muitos ex-futuros empresários confundem atitudes empreendedoras com o teatro de se montar a empresa.

Perdem tempo e dinheiro demais nos aspectos visíveis da empresa. Buscam o melhor escritório que caiba nas suas reservas, investem em sites complicados e de difícil maturação, chegam alguns a contratar arquitetos e profissionais para dar aquele trato nas suas instalações.

Como se tratam de iniciativas dignas de qualquer empreendedor que se preze, contam com o apoio da família e dos amigos. Afinal, quem pode condenar o empenho de quem se esforça para construir a melhor empresa possível. E nadam e nadam e correm sérios riscos de morrer na praia dentro dos dois anos identificados nos levantamentos do Sebrae.

Esses empreendedores das aparências se esquecem, talvez, que atitudes humildes, sem grandes ostentações, são mais adequadas para se chegar primeiro aos clientes, atendê-los com relativa eficiência e aproveitar as alianças estabelecidas para reinvestir os pequenos ganhos na própria empresa.

A humildade é necessária principalmente porque uma empresa é projeto para décadas. Com acúmulo quase que vegetativo nos primeiros anos. Apesar de exigir empenho sempre exponencial. Existe um ditado russo que fala "a locomotiva que gasta todo o vapor no apito não vai muito longe".

Por isso, ao abrir sua empresa, tente deixar para trás as enganosas aparências. Concentre-se nas atividades que gerem ganhos rápidos, tenha controle rígido dos seus gastos (e evite confundi-los com investimentos).

E humildemente se prepare para ser um sobrevivente. Será o suficiente para manter as chances de resgatar todos os investimentos que realizou na sua empresa.

Fonte: UOL - Marco Roza


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Tesouro passará a compensar mensalmente a Previdência pela desoneração de empresas

A compensação do dinheiro que deixa de entrar nos caixas da Previdência Social, desde que a medida de desoneração de folha de pagamento passou a valer para empresas de diversos setores da economia, em maio do ano passado, será feita mensalmente pela União a partir de agora.

Notícias Gerais, por Redação

Como se preparar para declarar Imposto de Renda pela 1ª vez

Dúvida do internauta: Eu nunca precisei declarar o Imposto de Renda. A partir de agosto deste ano, eu tive um desconto no meu salário. Quando terei que declarar? E o que eu preciso saber para declarar pela primeira vez?

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer plano de banda larga com exigência de velocidades mínimas

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje que o governo estuda a reformulação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), lançado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Notícias Gerais, por Redação

Governo lança plano de R$ 7 bi para mobilidade em cidades médias

O governo anunciou nesta quinta-feira um plano de investimentos para investimentos em mobilidade urbana em médias cidades. O volume de investimento empenhado é da ordem de R$ 7 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Governo negocia com servidores de agências na 5ª-feira

Os servidores das agências reguladoras, em greve desde segunda-feira, terão uma reunião com o governo na quinta-feira, às 20 horas, na sede do Ministério do Planejamento.

Notícias Gerais, por Redação

Morte de Gaddafi mostra que região não tolera mais ditadores, diz Obama

Em discurso na Casa Branca na tarde desta quinta-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que a morte de Muammar Gaddafi mostra que a região imersa em revoltas desde o início do ano não aceita mais os governos ditatoriais de "mão de ferro" e que um "capítulo doloroso" da história da Líbia se encerrou hoje.

Notícias Gerais, por Redação

Autoridades líbias retomam negociações para rendição de Bani Walid

As autoridades dos rebeldes líbios retomaram nesta terça-feira as negociações que estavam interrompidas desde domingo com líderes locais de Bani Walid.

Deixe seu Comentário:

=