Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2011 às 17:33:24

Classes D e E serão as grandes consumidoras

As classes D e E são as grandes consumidoras do momento. De acordo com a pesquisa Tendências do Consumidor, elaborada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com as empresas de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpanel, em 2010, as classes DE apresentaram crescimento de 16%, em valores, enquanto as classes C e AB permaneceram em 13%.

Nos últimos cinco anos, as classes mais baixas aumentaram significativamente o poder de compra. No Brasil, 2,2 milhões de domicílios avançaram para a classe média. Em 2005, a classe C representava 33% dos consumidores; em 2010, esse número subiu para 38%. Para 2011, a projeção é que este nível social continue em alta e chegue a 41% dos lares.

Os novos consumidores impulsionaram as vendas principalmente de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas e produtos perecíveis. O consumo de bebidas não-alcoólicas que havia crescido 2% em 2009 cresceu 9,6% no ano passado. Para bebidas alcoólicas, essa relação foi de 2,9%, em 2009 para 7,9%, em 2010. Nos perecíveis, o crescimento foi 9,3%, em 2010 contra 4,6% no exercício anterior.

Os perecíveis continuam tendo grande importância nas vendas dos supermercados. Em 2010, a categoria representou 30,9% do volume e 5,4% do faturamento. As bebidas apresentaram mais importância no faturamento, com 11,6%, representando 10,6% no volume das vendas.

Pela primeira vez em toda a série da pesquisa, o gasto médio superou a renda média dos consumidores. Isso reflete a estabilidade econômica do país, diante de um contexto de linhas de créditos mais acessíveis e lojas diversificando as formas de pagamento. Em 2010, aproximadamente, 53% das famílias estão com gastos acima da renda.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 09.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Em semana de Copom, mercado aposta em manutenção da Selic

Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova taxa básica de juros da economia brasileira, o mercado segue apostando que o colegiado vai manter a Selic no atual patamar de 7,25% ao ano, o menor nível da história do País.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões de final 1 e 6 nesta quarta-feira

Os aposentados e pensionistas segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do piso previdenciário de um salário mínimo terão seus benefícios de dezembro depositados a partir de quarta-feira, de acordo com informações da assessoria de imprensa do INSS.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento das estatais cai 7,5% no 1º ano de Dilma

O primeiro ano do governo Dilma Rousseff marcou a quebra de uma série histórica de 11 anos seguidos de crescimento dos investimentos realizados por empresas estatais federais, informa reportagem de Breno Costa, publicada na Folha desta segunda-feira

Notícias Gerais, por Redação

Governos federal e estadual planejam ferroanel em SP

O ministro dos Transportes, Paulo Pereira Passos, e os secretários paulistas Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Saulo de Abreu Castro Filho (Logística e Transportes) anunciaram a realização de estudos para a construção de um ferroanel na Grande São Paulo.

Notícias Gerais, por Redação

Bocejar pode resfriar o cérebro, diz estudo

Bocejar pode ser um mecanismo de resfriamento do cérebro, sugere um estudo realizado na universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Notícias Gerais, por Suporte AWSoft!

Empreendedor do ano 2010

Edson Bueno, nascido em uma família pobre no interior paulista, o médico fundador da Amil tornou-se o líder no mercado brasileiro de saúde ao comprar a concorrente Medial Saúde e ao tornar-se o maior acionista individual da Diagnósticos da América...

Deixe seu Comentário:

=