Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2011 às 17:33:24

Classes D e E serão as grandes consumidoras

As classes D e E são as grandes consumidoras do momento. De acordo com a pesquisa Tendências do Consumidor, elaborada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com as empresas de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpanel, em 2010, as classes DE apresentaram crescimento de 16%, em valores, enquanto as classes C e AB permaneceram em 13%.

Nos últimos cinco anos, as classes mais baixas aumentaram significativamente o poder de compra. No Brasil, 2,2 milhões de domicílios avançaram para a classe média. Em 2005, a classe C representava 33% dos consumidores; em 2010, esse número subiu para 38%. Para 2011, a projeção é que este nível social continue em alta e chegue a 41% dos lares.

Os novos consumidores impulsionaram as vendas principalmente de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas e produtos perecíveis. O consumo de bebidas não-alcoólicas que havia crescido 2% em 2009 cresceu 9,6% no ano passado. Para bebidas alcoólicas, essa relação foi de 2,9%, em 2009 para 7,9%, em 2010. Nos perecíveis, o crescimento foi 9,3%, em 2010 contra 4,6% no exercício anterior.

Os perecíveis continuam tendo grande importância nas vendas dos supermercados. Em 2010, a categoria representou 30,9% do volume e 5,4% do faturamento. As bebidas apresentaram mais importância no faturamento, com 11,6%, representando 10,6% no volume das vendas.

Pela primeira vez em toda a série da pesquisa, o gasto médio superou a renda média dos consumidores. Isso reflete a estabilidade econômica do país, diante de um contexto de linhas de créditos mais acessíveis e lojas diversificando as formas de pagamento. Em 2010, aproximadamente, 53% das famílias estão com gastos acima da renda.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 09.05.11


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Comissão especial aprova teto salarial único para os três Poderes

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que iguala os salários do presidente e vice-presidente da República, deputados, senadores, ministros de Estado aos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada nesta quarta-feira pela comissão especial que debate o tema.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe 2% por Europa e dados de varejo dos EUA

A Bolsa brasileira encerrou o pregão desta segunda-feira em alta de 2%, seguindo o otimismo de investidores sobre possíveis novos anúncios na zona do euro e com o resultado de vendas da "black friday" nos Estados Unidos.

Deixe seu Comentário:

=