Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/04/2011 às 15:58:52

26 de abril - Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Hoje dia 26 é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial,  considerada a doença cardiovascular mais frequente na população, especialmente em idosos. Além de ser a principal causa de acidente vascular cerebral (AVC, conhecido como derrame cerebral), a hipertensão arterial está diretamente relacionada ao infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e à insuficiência cardíaca (falência do coração ao bombear sangue). Segundo o Dr. Jairo Lins Borges, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo, o número atual de hipertensos no mundo já na faixa de um bilhão de casos e cerca de 20 % da população brasileira tem a doença.

Dentro desse contexto, a Aspirina Prevent® (ácido acetilsalicílico, da Bayer HealthCare Pharmaceuticals) desempenha um importante papel na prevenção de complicações cardiovasculares no hipertenso, especialmente nas pessoas acima de 70 anos. “Nessa faixa etária, o risco de doenças cardiovasculares aumenta significativamente e, quanto maior o risco, maior o benefício do tratamento” sustenta Dr. Jairo. “Entre os pacientes com prevenção secundária, ou seja, os que já têm doenças cardiovasculares estabelecidas (AVC, angina, infarto do miocárdio), o uso de Aspirina Prevent® é obrigatório para reduzir o risco de complicações graves. E em pacientes hipertensos, em prevenção primária, o uso do medicamento deve ser contínuo”, afirma o especialista.

Mais de 70% das pessoas acima de 70 anos têm hipertensão arterial, mas é possível que a verdadeira proporção esteja subestimada, pois muitos pacientes não têm o diagnostico correto. Diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse emocional, uso abusivo de sal e herança genética são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de hipertensão arterial. “Para se prevenir da patologia basta abusar dos hábitos saudáveis, não consumir álcool em excesso, perder peso, fazer atividade física regularmente e visitar o médico periodicamente”, completa o cardiologista.

De acordo com o Dr. Jairo, a Aspirina Prevent® é o antiplaquetário de primeira escolha para pacientes que já têm doença cardiovascular. “O único cuidado adicional em relação ao ácido acetilsalicílico é que o paciente precisa estar com a pressão arterial controlada para usar esse tipo de medicamento e obter o máximo de benefícios desse agente”, assegura o médico.

Fonte: investimentosenoticias.com.br | 26.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cadastro Nacional de Especialistas identifica atuação médica

Conhecer o perfil dos médicos e a distribuição da atuação médica em todo o território nacional é o principal objetivo do Cadastro Nacional de Especialistas, que está sendo elaborado em ação conjunta do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Troca de silicone com problema pode ser feita no SUS

Mulheres que usam próteses de silicone que causem qualquer tipo de dano ou aumentem os riscos à saúde podem procurar assistência médica no SUS, que fará a troca sem custo, desde que não seja por motivo estético.

Deixe seu Comentário:

=