Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/04/2011 às 13:54:48

Chance de rinite é de quase 70% quando os pais têm o problema

Alergista Fábio Castro respondeu a perguntas que chegaram pela internet.
Alimentos como leite, trigo, ovo, camarão e amendoim podem causar crises.

Após o Bem Estar desta segunda-feira (4), o imunologista e alergista Fábio Castro respondeu a perguntas sobre alergia que chegaram pela internet. Segundo ele, a rinite não é contagiosa, mas apresenta um caráter familiar, ou seja, quando os dois pais apresentam o problema, as chances de os filhos herdarem é de quase 70%.

Pessoas alérgicas podem ter animais de estimação, desde que eles não fiquem dentro de casa, destacou o médico. Contra o mofo e os ácaros, é recomendado ter cortinas e roupas mais fáceis de limpar e colocá-las ao sol.

O melhor tratamento contra alergias, de acordo com Castro, é manter o controle e a higiene dos ambientes, usar medicamentos (contra sintomas ou inflamações) ou aplicar vacinas. Leite, trigo, ovo, camarão, amendoim e outros alimentos podem desencadear crises alérgicas, disse o especialista.

Ele também afirmou que os sintomas de gripes e alergias são parecidos, mas nestas o nariz coça muito, há espirros em série e os sinais são recorrentes. À noite, as crises costumam piorar, por causa da queda de temperatura e de uma variação hormonal do cortisol.

Segundo Castro, descongestionantes nasais não viciam, mas criam um efeito rebote: os sintomas passam, mas voltam piores, e a pessoa acaba usando doses maiores. Intoxicação em crianças por excesso desses remédios são comuns, completou o médico.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 05.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Genéricos crescem 22,1% e movimentam R$ 5,1 bilhões no semestre

As vendas de medicamentos genéricos cresceram 21,7%% em volume no primeiro semestre de 2012 no comparativo com o mesmo período de 2011. Foram comercializadas no período 321 milhões de unidades contra 264 milhões nos seis primeiros meses de 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Lista de controle reduz mortalidade em cirurgias

Uma espécie de "checklist", similar ao que os pilotos fazem antes da decolagem, pode diminuir a mortalidade de pacientes em cirurgias, mostra um estudo holandês. Mas os resultados dependem de que a equipe, de fato, complete a checagem. As informações são da Reuters

Deixe seu Comentário:

=