Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/08/2014 às 10:26:00

Clima econômico na América Latina é o pior desde 2009

No Brasil, o Indicador de Clima Econômico (ICE) recuou 22,5%
 
O clima econômico na América Latina deteriorou-se no trimestre encerrado em julho em relação ao período imediatamente anterior, mostrou a pesquisa Sondagem da América Latina divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. O Indicador de Clima Econômico (ICE) recuou 7%, para 84 pontos, o menor patamar desde julho de 2009.

Na avaliação da FGV, os problemas domésticos enfrentados pelos países da região explicam parte do cenário ruim. No Brasil, o ICE recuou 22,5%, para 55 pontos. Na edição anterior, de abril, a instituição já havia destacado que falta de competitividade internacional, baixa confiança no governo, inflação, déficit público e falta de mão de obra qualificada eram apontados como os principais entraves para o crescimento econômico do Brasil. "A avaliação da situação atual vem se deteriorando desde janeiro, com piora nas expectativas e na avaliação da situação econômica em geral", observou a FGV.

Com o resultado, o Brasil ficou por mais um trimestre abaixo da Argentina, cujo ICE recuou 24%, para 57 pontos. "A situação na Argentina pode ser explicada pela crise econômica e pelas incertezas trazidas pelos problemas enfrentados na renegociação da dívida externa com os chamados 'Fundos Abutres'", explicou a FGV.

A pesquisa, realizada pela FGV em parceria com o instituto alemão Ifo, incluiu um quesito especial na edição do trimestre até julho sobre a questão entre Ucrânia e Rússia. Segundo a instituição, os especialistas ao redor do mundo avaliaram que o acirramento recente dos problemas na Ucrânia impõe um risco considerável de elevação do preço de energia (especialmente combustíveis) no futuro próximo, com potenciais efeitos negativos sobre o clima econômico. Na América Latina, contudo, os especialistas entrevistados não avaliaram este ponto como um fator adicional de risco. Logo, a piora do ICE na região latina é decorrente de problemas domésticos, observou a FGV.

Outros países - O ICE da América Latina é ponderado pela participação dos países na corrente de comércio (soma de exportações e importações). Dos cinco principais, apenas o México teve melhora no clima econômico, numa "provável consequência" da recuperação da economia dos Estados Unidos no período, país que responde por 80% da corrente de comércio mexicana. Por outro lado, Venezuela e Chile figuraram ao lado de Brasil e Argentina entre os que contribuíram para a piora no ICE. "Brasil, Argentina e Venezuela mantiveram suas posições no ranking das piores médias do ICE nos últimos quatro trimestres", destacou a FGV.
 
 
Fonte: VEJA On-line


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia do País acelera 0,75% em junho e fecha trimestre em alta

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,75% em junho frente a maio segundo dados dessazonalixados.

Notícias Gerais, por Redação

Tire suas dúvidas sobre o IR 2012

As dúvidas serão respondidas por Eliana Lopes, coordenadora de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) da H&R Block no Brasil. Graduada em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Empresarial, possui 11 anos de experiência na área de tributação de IRPF.

Notícias Gerais, por Redação

Mais de 2,7 milhões de contribuintes já entregaram declaração do IR 2012

Até as 18h da sexta-feira (16), 2.732.410 de contribuintes já entregaram a declaração do Imposto de Renda da pessoa física, segundo a Receita Federal do Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Kassab deve prestigiar encontro do PT em Brasília

Articulando uma aliança com o PT para a disputa municipal, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) deve desembarcar nesta sexta-feira (10) em Brasília para participar do encontro nacional de prefeitos e deputados estaduais do partido.

Notícias Gerais, por Redação

Contração do PIB espanhol será mais grave no 1º trimestre

A economia espanhola registrará uma contração nos primeiros três meses do ano mais grave que a do quarto trimestre de 2011, quando o Produto Interno Bruto (PIB) retrocedeu 0,3%, afirmou o ministro da Economia, Luis de Guindos, o que levará o país a uma recessão.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer novas regras para utilizar lucro do FGTS

De olho no lucro recorde do FGTS, que bateu o de grandes bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil, o governo está criando novas regras para aumentar a parcela que abocanha do fundo, informa Sheila D´Amorim em reportagem na Folha de hoje.

Deixe seu Comentário:

=