Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/10/2014 às 11:53:17

Inflação da água e de refrigerantes em SP é maior que a média do país

Em meio à crise no abastecimento de água, o preço de bebidas do cotidiano, como água mineral e refrigerantes, subiu neste ano mais na Grande São Paulo do que em outras regiões metropolitanas do país.

A alta foi de 10,72% no acumulado de janeiro a setembro, segundo o último IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), o indicador oficial de inflação. Essa variação é maior que o aumento médio de 6,24% verificado no mesmo período no conjunto das regiões metropolitanas.

Esse descolamento entre o aumento do preço em São Paulo e a média do país já era maior neste ano do que em 2013, mas ficou mais forte a partir de agosto. Ao longo de 2013, as variações dos preços desse grupo em São Paulo seguiam as tendências da média nacional.

O setor ainda não atribui o aumento à crise de água, porém. Segundo o presidente da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais), Carlos Alberto Lancia, o problema são os custos da produção. "Tivemos um aumento de 8% a 10% influenciado pelo custo da mão de obra –já que o dissídio da categoria foi em setembro– e pelos custos de produção e de energia elétrica."

Ao menos 67 municípios de São Paulo e Minas Gerais têm sofrido interrupção do abastecimento de água nas últimas semanas, segundo reportagem publicada pela Folha nesta terça-feira (21).

No último final de semana, algumas lojas chegaram a ficar sem galões de água mineral de 5 litros. "Pode ser que as lojas não tivessem estoque suficiente, mas não foi problema de desabastecimento", diz Lancia. Isso só teria ocorrido em lugares que sofrem há vários meses com a estiagem, como Itu.

As redes Extra e Pão de Açúcar negam a falta de produtos e informam que houve um aumento de 37% nas vendas de água mineral na primeira quinzena de outubro em relação ao mesmo período de 2013. Segundo o grupo, as embalagens maiores (5, 6 ou 10 litros) e pacotes promocionais são os mais procurados.

Já o Walmart registrou uma expansão de 50% nas vendas de água mineral nos primeiros dez meses do ano frente a igual período de 2013.

Segundo Lancia, porém, não há risco de faltar água mineral para beber, mesmo com a crise hídrica. "A oferta de água mineral é três vezes maior que o consumo. Se a água for utilizada somente para consumo, não existe esse risco", disse.

O setor prevê aumento de até 30% nas vendas de água mineral neste ano. No ano passado, o crescimento foi de 15%.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo corta juros de longo prazo e injeta R$ 8,4 bi para estimular economia

O governo lançou nesta quarta-feira (27) um pacote de estímulos à indústria nacional no valor de R$ 8,4 bilhões, a serem despejados a partir do segundo semestre.

Notícias Gerais, por Redação

Calçados da China escapam de sobretaxa no Brasil via Paraguai

Sapatos produzidos na China estão entrando no Brasil pelo Paraguai, escapando da sobretaxação ao produto asiático imposta pelo governo brasileiro no ano passado.

Deixe seu Comentário:

=