Publicado por Redação em Dental - 29/04/2015 às 09:41:46

Clareamento caseiro: técnica com casca de banana funciona?

Receitas que usam casca de banana, de laranja, bicarbonato de sódio e água oxigenada podem ser perigosas para a saúde bucal

Basta jogar as palavras “clareamento dental caseiro”em um site de busca para que inúmeras receitas branqueadoras saltem da tela do computador. Uma delas garante que esfregar a parte de dentro da casca de banana ou laranja deixa os dentes mais brancos, pois os minerais encontrados nesses alimentos (potássio, magnésio e manganês) teriam esse poder.

Para Alexandre Bussab, cirurgião-dentista especializado em estética, o efeito dessa técnica é mal interpretado pelas pessoas. “O que acontece é que o atrito dessas cascas fibrosas com a superfície do dente elimina, de forma efetiva, as crostas, os restos de alimentos e a placa bacteriana do esmalte dental, deixando-o com uma aparência mais limpa, mas não mais branca”, diz o especialista.

O mesmo acontece quando se acrescenta bicarbonato de sódio à pasta de dente. Por ser bem abrasiva, essa substância também dá uma boa limpada na superfície dental, deixando-a com uma aparência mais clara.

O que muitos não sabem é que o constante atrito dessesprodutos com o esmalte dental pode trazer mais malefícios do que benefícios aos dentes. “O bicarbonato especificamente é um abrasivo altamente potente que, em contato com o esmalte dental constantemente,torna-o mais poroso e enfraquecido. Assim, ao longo do tempo,o dente vai ficar mais suscetível à cárie, às manchas e àerosão”, diz Alexandre.

Água oxigenada e língua

Entre todas as técnicas caseiras utilizadas para clarear os dentes, a mais efetiva é aquela que usa água oxigenada para fazer bochechos. Como é uma solução aquosa do peróxido de hidrogênio (substância que está entre os componentes do gel clareador utilizado nos clareamentos profissionais), realmente consegue deixar os dentes mais brancos.

No entanto, Alexandre também desaprova seu uso fora do consultório do dentista. “Além da sua concentração de peróxido de hidrogênio ser bem menor do que a dos géis clareadores de consultório, o que torna o seu efeito branqueador bem mais fraco, o uso contínuo da água oxigenada causa glossite que é o endurecimento da língua. E isso vem escrito na bula”, diz o especialista.

Para Alexandre, sempre que o paciente quiser fazer em casa alguma técnica de cunho estético, preventivo ou curativo, deve antes comunicar seu dentista. “Por mais simples que seja prática, muitas vezes ela é mais perigosa do que parece. Pode resolver um problema momentaneamente, mas causar outros muitos mais sérios para o resto da vida” diz o especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Veja como a erosão dentária pode afetar seus dentes

Você é o que você come. A ingestão de comida e bebida certa, assim como a forma de comer ou beber, é importante para sua saúde e de seus dentes.

Dental, por Redação

Aparelho ortodôntico ideal para adultos

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões.

Dental, por Redação

Veja o que fazer em caso de emergência odontológica

Veja o que fazer em caso de emergência odontológica

Dental, por Redação

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.

Dental, por Redação

Novidades tecnológicas fazem dentistas detectar cáries antes ignoradas

Até 2010, Amelia Nuwer, de 22 anos, costumava ir ao dentista anualmente na sua cidade natal Biloxi, no Estado do Mississippi. E a cada ano ela recebia um atestado de que gozava de plena saúde bucal: segundo ele, não havia necessidade de fazer restaurações.

Deixe seu Comentário:

=