Publicado por Redação em Dental - 20/03/2015 às 11:14:36

Chiclete com açúcar pode estimular mau hálito

A falta de escovação dos dentes não é a única responsável pelo incômodo

Muitos pensam que somente a escovação pode ser a solução para o mau hálito. De acordo com Luis Fernando Bellasalma, professor de Periodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), beber água e evitar chicletes e bala com muito açúcar podem evitar o problema.

— Quem ingere pouca água ao longo do dia acaba provocando a hipossalivação que favorece um aumento na concentração de compostos à base de enxofre na cavidade bucal. Sendo assim, além de procurar um cirurgião-dentista, a primeira medida de quem suspeita estar com mau hálito é beber muita água. O organismo como um todo agradece.

Se a água faz bem, o consumo exagerado de balas e chicletes não resolve o problema da halitose.

— Todo chiclete contém algum tipo de adoçante, mas os que têm açúcar podem acabar estimulando ainda mais a produção das bactérias na placa — o que causa mau hálito e cárie. Já o álcool e a cafeína, que costumam ser consumidos em grande quantidade por algumas pessoas, têm a propriedade de deixar a boca seca e criar um ambiente favorável às bactérias causadoras de cáries e mau hálito. Nesse sentido, também, vale ressaltar que é importante evitar comer doces entre as refeições e, principalmente, antes de dormir, já que a quantidade de saliva durante o sono diminui bastante, reincidindo no mesmo problema.

De acordo com Bellasalma, pelo menos 25% da população convive com o problema permanentemente – o que acaba afetando as relações pessoais e profissionais. Muitas vezes, a halitose tem origem em infecções periodontais, inflamação gengival, próteses mal adaptadas, e, sobretudo, desvios de padrão salivar que – juntos ou não – culminam no indesejável mau hálito.

— Caso ninguém alerte o paciente, ele pode conviver com o problema por muito tempo, já que acaba se acostumando com o odor do próprio hálito. Diante da mínima desconfiança, a pessoa deve redobrar os cuidados com a higiene bucal, fazendo uso de fio dental para eliminar todo resto de alimento alojado entre os dentes.

Para o professor, outro ponto de atenção deve ser a higienização da língua.

— Quando a crosta esbranquiçada que reveste a parte superior da língua for espessa, é fundamental utilizar um limpador apropriado para removê-la. Quando for fina ou invisível, vale a pena limpar o dorso da língua com uma gaze, sem colocar muita força.

Fonte: Portal R7


Posts relacionados

Dental, por Redação

Estudantes de odontologia criam novo método de regeneração óssea

No início de 2011, os estudantes da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) Vinícius Lima e Gabriela Guerra iniciaram a pesquisa de um método de regeneração óssea a base de casca de ovo de galinha.

Dental, por Redação

Conheça a anatomia da boca

A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato – céu da boca –, bochecha e lábios. Esse grupo é responsável pelo início da digestão. Os dentes cortam os alimentos em partes menores.

Dental, por Redação

Entenda a relação entre higiene bucal e impotência

O verão exige cuidados redobrados para deixar a pele saudável. As férias e os dias de sol levam as pessoas para fora de casa e, muitas vezes o protetor solar é esquecido.

Dental, por Redação

Escova gasta pode danificar dentes e gengiva

Não existe um prazo exato para trocar a escova de dentes, tanto que elas não vêm com prazo de validade na embalagem.

Deixe seu Comentário:

=