Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/05/2011 às 10:32:49

Cerca de 35 milhões de brasileiros de todas as idades têm refluxo

Cerca de 35 milhões de brasileiros têm refluxo, um problema que atinge tanto crianças quanto adultos e causa queimação e retorno do alimento pelo esôfago, junto com o suco gástrico. Esse distúrbio é muitas vezes confundido com azia ou gastrite e é provocado por uma falha em uma válvula que separa o esôfago do estômago.

Para esclarecer o que causa o refluxo, como evitá-lo e tratá-lo, o Bem Estar desta terça-feira (10) convidou a pediatra e consultora Ana Escobar e o clínico geral Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas da USP. No estúdio, os médicos explicaram como é feito o diagnóstico e quais alimentos podem desencadear essa reação. Frutas ácidas, como abacaxi e limão, molho de tomate, café, leite chocolate e outros produtos gordurosos devem ser evitados.Ana Escobar também falou sobre como identificar o problema em bebês, que podem acabar se engasgando mais facilmente. Deitar a criança sempre um pouco mais inclinada, com a cabeça de lado, pode ajudar. Quando o estômago está muito cheio, o efeito pode ser pior.

No refluxo, o músculo na extremidade inferior do esôfago não desenvolveu direito ou é "fraco", fazendo com que o alimento volte em direção à boca. Em casos mais graves, o tratamento pode ser a cirurgia. O médico refaz a válvula para que ela fique firme e o conteúdo ácido (de pH 3, altamente corrosivo) do estômago não retorne para o esôfago.

Além de queimação no tórax e incômodo, o problema pode causar tosse, rouquidão, ronco e até sangue pela boca. Também pode piorar o quadro de pessoas hipertensas.

Refluxo em bebês
Se for muito frequente, pode levar à desnutrição, pois a criança deixa de ganhar peso em decorrência do excesso de vômitos, além de problemas respiratórios como pneumonia (o leite pode ir para o pulmão) e esofagite (inflamação do esôfago pela volta do suco gástrico). Se o problema persistir por mais de 20 dias, já pode haver lesões.

Todas as crianças nascem com a válvula do esôfago imatura. Até os 2 meses, é normal que o bebê tenha refluxo. A mãe pode desconfiar dessa situação quando o filho chora sem parar. Na consulta com o pediatra, é possível fazer três exames: cintilografia (ingerir leite com uma substância colorida, que aparece no resultado e mostra o caminho percorrido pelo líquido), raio X e pHmetria, uma sonda que mede o pH no esôfago durante 24 horas.

Cuidados recomendados:

- Deixar a criança no colo até arrotar;
- Evitar chacoalhá-la após a mamada;
- Colocá-la para dormir com o berço inclinado;
- Evitar pressionar o abdômen na troca de fraldas;
- Evitar alimentos proibidos;
- Engrossar o leite, se indicado pelo pediatra;
- Seguir a medicação corretamente.

Flavonoides
O programa falou, ainda, sobre os benefícios dos flavonoides para a saúde. Essas substâncias, presentes em frutas como maçã, uva e morango, ajudam o organismo a funcionar melhor e previnem os radicais livres, combatendo o envelhecimento.

Os flavonoides também equilibram o colesterol, reduzem os riscos cardíacos e têm ação anti-inflamatória. Mas é importante comer a casca e preferir as frutas frescas, que contêm maior quantidade desses componentes que os sucos.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 11.05.11


Seguro Educacional

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde terá de justificar negativa de atendimento por escrito

Entra em vigor hoje a regra que obriga as operadoras de saúde a informar por escrito o motivo de qualquer negativa de atendimento solicitado pelo segurado. 

Saúde Empresarial, por Redação

Novas Unidades Básicas de Saúde terão R$ 419 milhões

Governo liberou verba, parte do PAC 2, para obras de 805 postos de saúde em 171 municípios

Saúde Empresarial, por Redação

Consumidor terá 0800 para tirar dúvidas sobre planos de saúde

Serviço lançado pela Proteste em parceria com a APM atenderá reclamações de todo o Brasil, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira

Saúde Empresarial, por Redação

Profissionais de TI na Saúde: um desafio para o mercado

Em artigo, blogueiro do Saúde Web convida o leitor para refletir sobre a qualificação dos profissionais de tecnologia da informação, tendo em vista a crescente demanda

Deixe seu Comentário:

=