Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/06/2011 às 11:39:14

Câmara analisa proposta de plano de previdência para pessoas dependentes

 

SÃO PAULO - A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 28/11, que concede benefícios previdenciários às pessoas em situação de dependência, será analisada pela Câmara dos Deputados.
 
De acordo com a a Agência Câmara, pela proposta, criada pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), será considerada dependente a pessoa que “tenha perdido a condição para o desempenho das atividades da vida diária”.
 
O segurado terá como escolher entre o recebimento de benefícios monetários ou de serviços. Os valores a serem pagos e os serviços a serem prestados serão definidos por lei.
 
Por determinação da PEC, os benefícios monetários devem ter correlação apenas com o grau de dependência do segurado, e não com o seu salário de contribuição.
 
População mais velha
O argumento de Barbosa é que a população brasileira vem envelhecendo e, consequentemente, a proporção de pessoas com dependência tem aumentado.
 
De acordo com ele, em 2003, 13,5% da população idosa era considerada dependente, ou seja, tinha problemas em desempenhar as atividades diárias sozinha.
 
Para o deputado, é importante prever, no âmbito da Previdência Social, um seguro específico que atenda “à população de idosos dependentes, bem como a outras pessoas que, em razão de doença ou acidente, venham a necessitar do auxílio de terceiros para o desempenho das atividades cotidianas”.
 
Andamento
Se for aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, a proposta será analisada por uma comissão especial e votada em dois turnos pelo Plenário.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 30.06.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

A Previdência faz piorar as contas do Tesouro

Em agosto, o desequilíbrio da Previdência Social quase dobrou em relação a julho

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar do servidor irá zerar déficit do setor em 2040

A criação do Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal) permitirá que o déficit do regime próprio de previdência do funcionalismo esteja zerado em 2040.

Previdência Corporate, por Redação

PSDB quer aprovar previdência dos servidores, mas defende fundo único

Com um discurso de "coerência história", o PSDB indica que vai votar a favor da criação da previdência complementar do servidor público (Funpresp - PL 1992/07),

Previdência Corporate, por Redação

Brasileiro planeja pouco a aposentadoria

Metade da população admite despreparo financeiro para o período após o trabalho, segundo pesquisa do HSBC

Deixe seu Comentário:

=