Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/06/2011 às 11:39:14

Câmara analisa proposta de plano de previdência para pessoas dependentes

 

SÃO PAULO - A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 28/11, que concede benefícios previdenciários às pessoas em situação de dependência, será analisada pela Câmara dos Deputados.
 
De acordo com a a Agência Câmara, pela proposta, criada pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), será considerada dependente a pessoa que “tenha perdido a condição para o desempenho das atividades da vida diária”.
 
O segurado terá como escolher entre o recebimento de benefícios monetários ou de serviços. Os valores a serem pagos e os serviços a serem prestados serão definidos por lei.
 
Por determinação da PEC, os benefícios monetários devem ter correlação apenas com o grau de dependência do segurado, e não com o seu salário de contribuição.
 
População mais velha
O argumento de Barbosa é que a população brasileira vem envelhecendo e, consequentemente, a proporção de pessoas com dependência tem aumentado.
 
De acordo com ele, em 2003, 13,5% da população idosa era considerada dependente, ou seja, tinha problemas em desempenhar as atividades diárias sozinha.
 
Para o deputado, é importante prever, no âmbito da Previdência Social, um seguro específico que atenda “à população de idosos dependentes, bem como a outras pessoas que, em razão de doença ou acidente, venham a necessitar do auxílio de terceiros para o desempenho das atividades cotidianas”.
 
Andamento
Se for aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, a proposta será analisada por uma comissão especial e votada em dois turnos pelo Plenário.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 30.06.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência buscará mais título privado

Com juro baixo e exigência de prazos mais longos nas carteiras, papéis de empresas devem ganhar importância

Previdência Corporate, por Redação

Serviços da Previdência podem ser agendados por telefone e internet

Segundo divulgação da Previdência Social na sexta-feira (19), grande parte dos serviços prestados por ela está disponível para os segurados por meio da Central 135 e também pela Internet(http://www.xn--previdncia-r7a.gov.br/).

Previdência Corporate, por Redação

Servidores Municipais podem ter regime próprio de previdência

Os servidores municipais de Três Lagoas querem um regime próprio de previdência. Os funcionários não querem mais contribuir com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e sim ter a garantia de que vão se aposentar com um salário integral.

Deixe seu Comentário:

=