Publicado por Wellington em Mercado - 14/08/2024 às 09:29:11

Busca por trabalho com menos estresse e bons chefes está por trás de pedidos de demissão em massa



A busca por ambientes de trabalho com menos estresse, chefes mais tranquilos e reconhecimento profissional está entre as principais motivações para pedidos de demissões no Brasil. A informação é de um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) chamado Os Motivos dos Desligamentos a Pedido, divulgado nesta segunda-feira, 12.

Os dados foram obtidos a partir da Carteira de Trabalho Digital, entre 10 e 21 de julho deste ano. Cerca de 951 mil trabalhadores receberam um formulário online para responder. Desses, 70.963 responderam, e 53.692 reconheceram o desligamento a pedido.

Desses 70 mil, as respostas mais frequentes sobre o principal motivo para o pedido de desligamento foram:
 

  • 36,5% já tinham outro emprego em vista;
  • 32,5% tinham como motivação o baixo salário;
  • 24,7% indicaram que seu trabalho não era reconhecido;
  • 24,5% alegaram problemas éticos com a forma de trabalho da empresa;
  • 16,2% tinham problemas com a chefia imediata;
  • 15,7% citaram a inexistência de flexibilidade da jornada. 


Ainda de acordo com o levantamento, os perguntados também apontaram adoecimento mental pelo estresse do trabalho, dificuldade de mobilidade entre a casa e o trabalho, estavam buscando outro tipo de trabalho e/ou mencionaram a necessidade de cuidar da criança ou outro membro da família.

Aumento nos pedidos de demissão
Segundo o MTE, o objetivo do levantamento era investigar o aumento no número de demissões. Entre novembro de 2023 e abril de 2024, o MTE registrou 3,77 milhões de desligamentos. 

No primeiro semestre de 2024, 4.259 milhões, ou 36% do total, de desligamentos ocorreram a pedido. No período da pesquisa, eram 4,04 milhões. Desse número, 58% desses desligados voluntários estavam readmitidos até junho.

 



Fonte: Terra


Seguro Educacional

Posts relacionados

Mercado, por Redação

85% das pessoas têm colegas de trabalho irritantes

Entre os modelos remoto e presencial, certos comportamentos podem pegar nos nervos de profissionais e afetar relacionamentos e produtividade.

Mercado, por Redação

Cade aprova sem restrições compra da SulAmérica pela Rede D'Or

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da operadora de planos de saúde SulAmérica pelo grupo hospitalar Rede D'Or. A tendência de aprovação foi antecipada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo.

Mercado, por Redação

Futuro do trabalho: 19 tendências que irão moldar sua carreira em 2023

Mudanças rápidas e constantes vêm impactando o mercado de trabalho e a vida dos profissionais. Reunimos aqui algumas das que terão mais força no próximo ano.

Mercado, por Redação

Mercado Livre adere ao anywhere office

Empresa segue tendência de outras organizações que aderiram à flexibilidade, como o Airbnb

Deixe seu Comentário:

=