Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/06/2012 às 08:55:30

Boleto de oferta contraria normas de proteção e defesa do consumidor, diz Procon-SP

Na última segunda-feira (12), a Fundação Procon-SP encaminhou ao Banco do Brasil, um ofício questionando a criação do boleto de oferta, que segundo a instituição, fere o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

De acordo com a Fundação, o documento, enviado ao consumidor como oferta de serviços e produtos sem que ele tenha solicitado, legitima uma prática abusiva. “A medida facilita o envio de ofertas sem solicitação e pode prejudicar o consumidor”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

Prática abusiva
Segundo a Fundação, no texto da circular, o BC conceitua o que o Procon-SP considera irregular: “Boleto de oferta: utilizado para a oferta de produtos e serviços, para sua aceitação e para o pagamento da obrigação resultante dessa manifestação de vontade”, informa a instituição.

Góes explica que para a emissão de um boleto bancário deve haver antes o pedido ou a contratação por parte do consumidor. “O cidadão deve receber em sua casa, ou trabalho, apenas a cobrança por algo que ele quis adquirir e que se comprometeu a pagar”, explica.

De acordo com o diretor do Procon-SP, o consumidor pode reclamar sobre esses boletos e as empresas responsáveis poderão ser autuadas pela prática abusiva, caso seja comprovada.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Micro e pequenas empresas pedem fim da substituição tributária nos estados

Representantes das micro e pequenas empresas pediram hoje (8) o fim da substituição tributária no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto de responsabilidade dos estados.

Notícias Gerais, por Redação

Pontualidade de pagamento de empresas é recorde em 2012

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas chegou a 95,4% em 2012, o melhor desempenho anual deste indicador desde o início da série histórica, em 2006, informou nesta terça-feira a Serasa Experian.

Notícias Gerais, por Redação

BC: Brasil deve crescer cerca de 3% em 2011

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse nesta segunda-feira que o Brasil deve crescer "em torno de 3%" em 2011 e que esse cenário é importante diante das turbulências externas atuais.

Deixe seu Comentário:

=