Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/08/2011 às 10:58:23
Bace traz ao Brasil luvas cirúrgicas sem látex
A Bace Healthcare, importadora e distribuidora exclusiva da Ansell Healthcare – fabricante mundial de luvas -, trouxe para o Brasil uma luva feita de borracha sintética, que previne contra a alergia cumulativa ao látex e a pessoas sensíveis a químicos.
“Resolvemos apresentar esse produto ao mercado brasileiro por ser uma excelente alternativa ao que existe atualmente na maioria dos hospitais e clínicas do País. Uma das grandes vantagens é o fato dela não causar alergia aos profissionais e pacientes”, afirmou o diretor da Bace Healthcare, em comunicado, Ronald Lorentziadis.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Enfermagem de Centro Cirúrgico (SOBECC), há um potencial de desenvolvimento a alergia ao látex, no mercado brasileiro, entre 8 e 12%.
As reações variam em cada indivíduo, mas podem causar asma, urticária, hipertireoidismo, hepatite, lepra e dermatite, por exemplo.
A alergia se deve basicamente ao resultado da exposição constante do produto de látex com alto teor de proteína, muito comum no Brasil. De acordo com a Bace, isso ocorre devido à falta de uma legislação adequada ao assunto. Dessa forma, a opção de muitos hospitais e centro cirúrgicos por luvas cirúrgicas com látex se deve principalmente ao baixo preço do produto.
“É necessário mobilizar os órgãos competentes para que se crie uma regulamentação. Precisamos de produtos de qualidade superior ao que existe atualmente nas unidades de saúde, sob risco de criarmos uma multidão de doentes ocupacionais”, alertou o Lorentziadis. Nos EUA, por exemplo, luvas com pó são proibidas em muitos estados.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 16.08.11
Posts relacionados
Os desafios da gestão pública e privada nos hospitais
A tarefa de administrar um hospital não é das mais fáceis. É de responsabilidade do gestor cuidar desde a implantação de rotinas diárias de um estabelecimento de saúde até os equipamentos necessários para o seu bom funcionamento.
Hospitais da rede pública usarão robô em cirurgias
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, será o primeiro hospital da rede pública do país a usar tecnologia robótica em cirurgias. Segundo Inca, o robô deve chegar entre janeiro e fevereiro de 2012. O projeto será implantado no primeiro semestre do ano que vem.
Vacina para H1N1 é segura para portadores de doenças autoimunes
Portadores de doenças reumáticas autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, apresentam maior risco de infecção do que a população em geral.